Aulas são retomadas na maioria dos municípios gaúchos após ciclone extratropical

Aulas são retomadas na maioria dos municípios gaúchos após ciclone extratropical

Redes de ensino e universidades encaminham providências para a retomada letiva e orientam sobre segurança às comunidades 

Correio do Povo

Atividades escolares foram suspensas nesta quinta-feira (13/7), em razão dos danos causados pela chuva e vento intensos

publicidade

Após mais uma passagem do ciclone extratropical pelo RS, nesta quinta-feira (13/7), com suspensão de aulas em redes estadual e municipais; na sexta-feira (14/7) deve ser retomada a normalidade escolar. Desde 11/7, a Casa Militar oferece apoio aos municípios atingidos pelas chuvas; e o governo do Estado apura avarias em escolas da rede, em conjunto as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Em Porto Alegre, a prefeitura orientou que os pais não enviassem os filhos à escola nesta quinta-feira, mas manteve os estabelecimentos abertos, em regime de plantão, para acolhimento das crianças que não puderam permanecer em casa. Para 14/7, a previsão é de funcionamento normal das aulas na Capital. O prefeito Sebastião Melo afirmou que as secretarias e órgãos municipais seguem em alerta e atendendo as ocorrências. “Temos que ter responsabilidade nas nossas decisões. E tudo que queremos é que a cidade funcione.”

Cidades do RS

Em Canoas, as aulas estiveram suspensas ontem nas escolas municipais de Ensino Fundamental. Já as instituições de Educação Infantil ficaram abertas para as famílias que precisavam de atendimento. Na sexta, as aulas voltam ao normal em toda rede e, a partir da próxima segunda-feira (17/7), os alunos do Ensino Fundamental entram em recesso escolar de inverno, até dia 1º/8. Em caso de emergência relacionada a fenômenos climáticos, os canoenses podem acionar a Defesa Civil, pelos fones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764; ou o Corpo de Bombeiros, no 193.

No município de Viamão, as aulas ficaram suspensas na quinta, com atendimento normalizado na sexta. Mesmo com a suspensão, os estabelecimentos estiveram abertos no horário de aula. Em caso de emergência, a prefeitura orienta manter contato com a Defesa Civil, através do telefone (51) 99788-6527.

A Prefeitura de Sapucaia do Sul também suspendeu as aulas nesta quinta-feira. Em Estância Velha, não houve danos e as aulas seguem normais para alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Apenas as aulas da Educação de Jovens e Adultos foram suspensas, quarta e quinta-feira, mas retornam no dia 14/7. Em Caxias do Sul, Eldorado e São Leopoldo, as atividades em todas as escolas seguem normalmente nesta sexta-feira. 

Universidades

Algumas Instituições de Ensino Superior também comunicaram a suspensão de atividades. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a interrupção iniciou na quinta-feira, e segue até sexta. Na Universidade Federal do RS (Ufrgs), na Capital, o expediente permaneceu suspenso quinta, assim como em todas as unidades da Universidade Estadual do RS (Uergs). 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895