Avaliação do MEC destaca universidades gaúchas

Avaliação do MEC destaca universidades gaúchas

Na análise anual do Inep, recentes resultados do Índice Geral de Cursos apontam notas máximas em instituições como Ufrgs, UFSM e PUCRS

Correio do Povo

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aparece, pela primeira vez, com nota máxima no Índice

publicidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A pesquisa verifica a qualidade do Ensino Superior no país. Entre as instituições gaúchas com nota 5, a máxima no Índice, estão a Universidade Federal do RS (Ufrgs), a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que celebra o seu 1° ano de nota máxima.

O IGC da Ufrgs registrou crescimento pelo quarto ano consecutivo, em recorde histórico para a instituição, sendo, agora, conceituada como 3ª melhor universidade do país. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lidera o ranking; seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Entre as instituições gaúchas que obtiveram nota 4 no IGC estão: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade de Passo Fundo (UPF). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) também figura nessa faixa do Índice apurado pelo Instituto do Ministério da Educação (MEC). A instituição festeja a nota obtida (3,3878), a maior entre os 38 Institutos Federais do país.

As faixas 4 e 5 do IGC são consideradas altas pelo Inep. Entre as 1.998 instituições analisadas no país, 27,7% conquistaram um lugar nessa faixa de desempenho. Outras 60,3% obtiveram a nota 3, considerada mediana; 11,7% ficaram na faixa 2; e 0,3% na faixa 1, que é o conceito mais baixo do Índice.

Como funciona

O IGC é calculado anualmente. Leva em conta os seguintes aspectos: média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente aos cursos de graduação; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados); e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação.

Dados

  • O IGC sintetiza, em um único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, de mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.
  • O levantamento realizado pelo Inep/MEC revela que 72% das universidades brasileiras que obtiveram a nota máxima (5) no IGC são federais.
  • No RS, a Ufrgs teve crescimento, pelo 4° ano consecutivo.
  • Entre as gaúchas, obtiveram bons resultados no IGC, instituições como UFPel, Unijuí, Unisinos, UPF e IFRS.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895