A partir de 2027, um novo instituto filantrópico em Gravataí, região Metropolitana de Porto Alegre, oferecerá vagas para graduação em Ciência da Computação. O campus do Instituto de Tecnologia e Computação (ITEC) está sendo construído em uma área de 200 mil metros quadrados, no Prado Bairro-Cidade, e deverá ser concluído em 2026, prevê Cristiano Richter, diretor de Desenvolvimento e Operações do ITEC. A primeira turma de alunos deverá ingressar no ano que vem, para um curso com quatro anos de duração.
O processo de implantação do instituto foi apresentado por Richter, também diretor da Câmara Brasil-Alemanha (AHKRS), em reunião-almoço promovida pela Câmara nesta quinta-feira no Hilton Porto Alegre Hotel, em Porto Alegre. O diretor fez uma apresentação geral do instituto e pontuou as ações inovadoras para o setor de educação que, segundo ele, têm o propósito de formar uma nova geração de lideranças em tecnologia para o Brasil.
"O instituto tem pilares principais. Um deles é a excelência acadêmica. Ele entra com objetivo de entregar qualidade de ensino importante, de classe mundial, para os alunos. Também visa uma experiência imersiva dentro do campus. O aluno, de fato, vai poder viver dentro do campus. Também, o acesso democrático ao instituto, com um processo de captação mais holístico de alunos", diz.
O instituto terá capacidade para 420 estudantes para os próximos 10 anos. Na primeira fase da implantação, em março de 2027, serão 60 alunos matriculados, que receberão bolsa integral. "Não só para mensalidade, mas para moradia, alimentação e todo o apoio para que eles possam ter uma experiência integral dentro do campus", detalha Richter.
O modelo de financiamento do instituto é por meio da filantropia, que visa não apenas investir nas obras do instituto, quanto proporcionar bolsas de estudos para um acesso democrático aos alunos. O investimento total foi de R$ 420 milhões para a próxima década, envolvendo as categorias Capex e Opex, e inclui não só as obras, mas também as bolsas aos estudantes. Pelo menos quatro institutos fazem parte da composição do capital para o investimento. Foi, também, contratada uma consultoria de empresa alemã para as obras, que, pontua o diretor, estão 4% avançadas.
"Ao fazer esse investimento, não há um retorno direto, mas sim indireto de longo prazo, melhorando o sistema como um todo. É realmente uma inovação. A educação tem um papel transformador na nossa sociedade, e ela é um vetor de desenvolvimento tanto social como econômico para nossa sociedade", analisa o diretor.
O presidente da AHKRS, Cleomar Prunzel, salientou a importância do projeto e o trabalho do Instituto. “De antemão, quero desejar muito sucesso e tenho certeza que esse sucesso virá. Logo no início do projeto, tu já vens dividir com a gente. Quero também agradecer a um dos principais idealizadores do Itec, Sérgio Pretto. Eu não o conheci, então é uma grande alegria ter conosco aqui.” Ele aproveitou a fala também para mencionar que, nesta tarde, ocorrerá o descerramento da placa comemorativa aos 70 anos da AHKRS e aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, no Aeroporto Internacional Salgado Filho.