Congresso analisará novo texto do Plano Nacional de Educação

Congresso analisará novo texto do Plano Nacional de Educação

Projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação já passou pela sanção de Lula

publicidade

O projeto de lei que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para balizar o ensino brasileiro no decênio de 2024 a 2034, foi assinado nesta semana (em 26/6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto, que foi agora encaminhado para análise do Congresso Nacional, prevê 18 objetivos, que abrangem as seguintes áreas: Educação Infantil; Alfabetização; ensinos Fundamental, Médio e Superior; Educação Integral; Diversidade e Inclusão; Educação Profissional e Tecnológica; e Estrutura e Funcionamento da Educação Básica.

A proposta contém 58 metas, para as quais são definidas estratégias que expressam as principais e respectivas políticas, ações e os programas. Para que os objetivos propostos possam ser alcançados, é buscada uma articulação conjunta, envolvendo União, estados e municípios.

Entre as inovações apresentadas neste PNE revisado está a ênfase na qualidade da oferta do ensino. Assim, existem objetivos e metas focados no alcance de padrões de qualidade em: Educação Infantil, Profissional e Tecnológica; Ensino Superior; e na formação de docentes. São indicados objetivos específicos para as modalidades de Educação Indígena, do Campo e Quilombola, relacionados à ampliação do acesso a estes estudantes. E o projeto ainda mantém metas para os públicos-alvo de Educação Especial e Bilíngue de Surdos.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895