Conselho Estadual de Educação orienta escolas atingidas
Conselho publica parecer sobre possibilidades para desenvolver atividades educacionais
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Parecer publicado neste mês (em 1°/7) pelo Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS) orienta instituições de ensino sobre possibilidades para o desenvolvimento de atividades educacionais, considerando os eventos climáticos que atingiram o Estado em maio e junho deste ano.
As referências são direcionadas a instituições que: ficaram totalmente destruídas, com perda de móveis, imóveis, documentação e registros; foram parcialmente comprometidas e carecem de reformas; não tiveram comprometimento físico, mas a comunidade escolar foi severamente atingida; têm dificuldade na oferta do transporte escolar para atender estudantes; e/ou que estejam acolhendo a comunidade desabrigada em suas dependências.
Entre as recomendações propostas, o CEEd – órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo do Sistema Estadual de Ensino – sugere autonomia no ajuste do calendário anual e flexibilização pedagógica durante o período afetado pelo estado de calamidade pública, desde que observadas as diretrizes nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, e as normas do Sistema de Ensino do RS.