Coordenadores municipais do Enem fazem treinamento em Porto Alegre

Coordenadores municipais do Enem fazem treinamento em Porto Alegre

RS é oitavo estado com maior número de candidatos

Jézica Bruno

Coordenadores municipais receberam as instruções e irão repassar para os locais

publicidade

Os 107 coordenadores municipais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Sul receberam um treinamento presencial neste sábado, no Hotel Continental, em Porto Alegre, para capacitação à aplicação das provas. O objetivo é padronizar os procedimentos para garantir que o processo seja seguro, sigiloso e isonômico em todo o país. Cabe aos coordenadores municipais repassar as orientações aos coordenadores locais e aos seus assistentes. Esses, por sua vez, informam os chefes de sala e aplicadores nos dias no exame, que neste ano será realizado em 5 e 6 de novembro.

O Estado é o oitavo do país em número de candidatos inscritos, com 106 cidades envolvidas na aplicação das provas. São mais de 419,4 mil inscrições, o que representa 4,5% do total nacional que supera 8,6 milhões. Os municípios gaúchos que registraram mais participantes são Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Rio Grande, Canoas e Caxias do Sul, que juntos respondem por 35% das inscrições no Rio Grande do Sul.

Dos gaúchos inscritos, 33% têm entre 21 e 30 anos e 17% mais de 30 anos. Cerca de 3,2 mil solicitaram atendimento específico, maior parte deles sabatistas e lactantes. Outros 3,3 mil solicitaram atendimento especializado, principalmente em função de deficiência física, baixa visão e déficit de atenção. Ainda 17 pessoas pediram o uso de nome social - 4% do total nacional. Além disso, 57% dos candidatos são do gênero feminino e 43% do masculino.

Um dos grandes desafios desta edição é treinar as equipes a identificação digital dos participantes e os procedimentos de vistoria com detector de metais, que serão aplicados em todos os banheiros dos locais de prova, e não mais por amostra, como ocorreu no ano passado. Outra novidade é o aplicativo Enem 2016, que vai disponibilizar informações para os candidatos como alertas para as datas a serem obedecidas e o gabarito das provas. Além do treinamento presencial, todos os envolvidos passam por uma capacitação à distância, já iniciada.

“Existe todo um universo atrás do Enem. No dia da prova, mais de 800 mil pessoas vão trabalhar, desde aplicadores, coordenadores de locais, coordenadores municipais, chefes de sala e fiscais”, afirmou a diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice de Oliveira Ferreira Santos.

No RS serão mais de 11,6 mil aplicadores, 107 coordenadores municipais (sendo 2 para Porto Alegre), 829 coordenadores de local de aplicação, também 829 assistentes de local de aplicação, outros 11,6 mil chefes de sala, 3,3 mil fiscais de banheiro e 2,3 mil fiscais de volante.

O treinamento presencial teve oito horas de duração e foi ministrado pela Cebraspe, uma das instituições do consórcio aplicador do exame, composto ainda pela Cesgranrio.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895