Coordenadoria Regional de Educação é ocupada em Santana do Livramento

Coordenadoria Regional de Educação é ocupada em Santana do Livramento

Cerca de 30 pessoas se manifestaram contra fechamento de escola agrícola

Correio do Povo

Cerca de 30 pessoas se manifestaram contra fechamento de escola agrícola

publicidade

* Com informações da Asssessoria de Comunicação do MST/RS

Cerca de 30 pessoas ocupam o prédio da 19ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) no município de Santana do Livramento, na região da Fronteira Oeste do Estado, desde às 10h desta segunda-feira. O grupo, composto por pais, alunos e professores, se manifesta contra o fechamento do anexo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ataliba Rodrigues das Chagas, localizada no Assentamento Madre Terra, em São Gabriel. Eles prometem que só irão desocupar o local mediante reabertura da escola e início das aulas.

Os assentados afirmam que já foram feitas denúncias ao Ministério Público Estadual (MPE) sobre as ameaças de fechamento da unidade, além de reuniões com a Secretaria Municipal da Educação e a 19ª CRE. No entanto, com o início do ano letivo, a escola está de portas fechadas, deixando 18 alunos sem ter onde estudar.

"A coordenadoria alega que a escola é muito longe e que há dificuldades para o transporte chegar até lá. Mas a escola anexo foi conquistada há três anos, justamente porque as crianças tinham que acordar de madrugada e andar sete quilômetros a pé para poder estudar", explicou Eduardo Moraes, que dá aulas de capoeira no local.

A assentada e professora Daiane Marçal acrescentou que, antes da conquista da escola no Assentamento Madre Terra, as crianças chegavam atrasadas nas aulas e foram vítimas de acidentes devido às condições precárias das estradas. "Depois de caminhar por horas, elas tinham que andar de ônibus mais 30 quilômetros para chegar à escola. Isso é um absurdo", argumentou.



Férias no Ceclimar, Vagas de graduação e Doutorado Ufrgs: Confira a agenda desta sexta-feira

Programação de verão do Ceclimar e vagas abertas na Ufrgs e Uergs

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895