Cpers e Seduc divergem em escolas afetadas pela greve do Magistério
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Cpers e Seduc divergem em escolas afetadas pela greve do Magistério

Segundo dia de paralisação teve mais de mil escolas impactadas, segundo o sindicato

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Samantha Klein / Rádio Guaíba

Cpers e Seduc divergem sobre adesão à greve dos professores

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No segundo dia de greve dos professores da rede estadual, o Cpers Sindicato relata que metade das escolas teve as atividades afetadas pelo movimento grevista. Levantamento da entidade junto a 37 dos 42 núcleos do sindicato mostra que pelo menos 601 instituições de ensino já aderiram totalmente à mobilização e 575, parcialmente.

O sindicato estima que a mobilização deva crescer nos próximos dias. “É um movimento crescente. Como muitas das escolas grevistas são as maiores de suas regiões, o percentual da categoria que cruzou os braços é seguramente mais elevado”, declarou a presidente Helenir Schürer. Conforme o Cpers, diversas escolas ainda fazem reuniões para deliberar a participação na greve. Nos próximos dias, a categoria espera pressionar os deputados a rejeitarem as propostas do pacote do governo Eduardo Leite, que reduzem as progressões na carreira do Magistério.

Já a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou que apenas 208 escolas seguem com as atividades completamente suspensas, nesta terça. Em Porto Alegre, os colégios Ernesto Dornelles e Júlio de Castilhos amanheceram fechados, ontem e hoje. Conforme a Seduc, outros 252 colégios tiveram adesão parcial de professores. O Estado conta com 2,5 mil instituições de ensino. Destas, 2.163 responderam à Pasta da Educação.

Mobilização

A próxima Assembleia Geral do Cpers ocorre na terça-feira que vem, a partir das 13h30min, na Praça da Matriz. Na última quinta-feira, milhares de servidores se reuniram no local para protestar contra as medidas do pacote que propõem mudanças profundas nas carreiras do funcionalismo.

Antes disso, o Comando de Greve volta a se reunir para realizar o balanço da primeira semana de greve e discutir as ações de mobilização.