Ensino

Cpers inaugura biblioteca com memória da entidade

Além de promover a convivência por meio da literatura, novo espaço preserva a memória de lutas e conquistas em defesa do ensino público

Foto : Cpers / Divulgação / CP

Mais que um espaço para leitura, a nova biblioteca do Cpers foi concebida para preservar a memória da entidade dos trabalhadores em Educação do RS, fortalecer laços entre os associados e promover a convivência por meio da literatura.

Na inauguração (em 18/12), a presidente do sindicato, Helenir Schürer, destacou a alegria em reabrir a biblioteca, porque “mais que um espaço físico, o local, que simboliza cuidado e valorização de nossa história, foi pensado especialmente para acolher os sócios do Cpers e todos que desejam mergulhar em conhecimento, reflexão e troca de experiências”. Acrescenta que é lugar que representa “o legado e a visão de futuro de um sindicato que respeita suas raízes e avança, lado a lado, com os educadores e funcionários de escola, da ativa e aposentados, em defesa da Educação pública e de qualidade”.

A diretora do Sindicato, Glaci Weber, uma das idealizadoras do projeto, assinala que trata-se de demanda antiga da base da categoria, que foi levada à direção e hoje é viabilizada. Também despontam no projeto da biblioteca os diretores Amauri Pereira da Rosa e Alda Maria Souza.

O acervo inclui a coleção de jornais Magister, que integra publicações emblemáticas do sindicato, desde a década de 1960 até os anos 1990. A bibliotecária Enaura Silveira revela que há ainda obras raras, slides fotográficos de Porto Alegre, imagens históricas de atos e reuniões da entidade, computadores para pesquisas e sala de projeção. A biblioteca poderá ser usada para estudo e leitura, com expectativa de serviço de empréstimo implementado até março de 2025. Em breve, o espaço estará aberto à visitação e uso. “A biblioteca é um reflexo do nosso compromisso com a Educação e memória coletiva”, considerou Rosane Zan, tesoureira e presidente-eleita do Cpers.