Crianças fazem a festa na Feira do Livro

Crianças fazem a festa na Feira do Livro

Na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, a programação para o público infantojuvenil é extensa, e inclui ações como bate-papos com escritores e espetáculos; para turmas de escola, há possibilidade de agendamento de atividades

Gabriela Sardi

70ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece até o dia 20/11

publicidade

Em sete décadas de história, a Feira do Livro de Porto Alegre já viu diversas gerações de estudantes passarem por suas bancas. Nesta edição, esse público é, mais uma vez, contemplado com diversas atividades culturais. No tradicional evento literário a céu aberto, crianças e adolescentes podem participar, gratuitamente, de contação de histórias, encontros com escritores e montagens teatrais. Além, é claro, de explorar os títulos das 72 bancas presentes na Praça da Alfândega.

Eduardo Capelão, aluno do 6° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Poty Medeiros, na Zona Norte de Porto Alegre, já garantiu o 3° volume da saga Harry Potter, sua favorita. Pela primeira vez conhecendo a Feira e o Centro Histórico da Capital, o morador de Alvorada diz que aprovou o passeio. “O que mais gostei foram os balões”, revela, arrancando risos da professora, Anelise Martins.

| Foto: Gabriela Sardi / Especial / CP

Programação extensa

Até 20/11, último dia do evento, acontecem 220 atividades destinadas ao público infantojuvenil.

No feriado de sexta-feira (15/11), às 11h, Rosane Castro e Marco Araújo apresentam “Histórias musicadas”; e, às 15h, é a vez de Antônio Carlos Falcão e seu “Fantasmagórico, um show do além”.

Em 17/11, às 11h, o grupo Atrito encena “O reino infante”; e, às 15h, Makki Produções promove a peça “Pum! Histórias malcheirosas”. No dia seguinte (18/11), Rosane Castro, Marco Araujo e convidados apresentam “Contos ao entardecer: histórias, poesia e música”. E, no último dia de Feira (20/11), às 10h, Graziela Faccio recebe as crianças em “A grande descoberta: contação de histórias e oficina de dobraduras”.

Para as escolas, se destacam os encontros com escritores e ilustradores. Há programação cheia, incluindo sábados e domingos. No dia 13/11, às 9h, há bate-papo com Lúcia Hiratsuka; em 14/11, às 15h30, com Marcelino Freire; e 19/11, véspera do encerramento do evento, a conversa é com Jeferson Tenório, às 9h, e Gláucia de Souza, às 14h, entre outros nomes.

A participação das escolas deve ser agendada via email (visitacaoescolar@gmail.com).

Presença das secretarias

A Secretaria de Educação do RS (Seduc) marca presença na Feira do Livro com estande próprio. Até o dia 20, escolas apresentarão projetos inspirados na obra "O Mágico de Oz", do estadunidense L. Frank Baum. Os trabalhos envolvem elementos tecnológicos e interativos. Igualmente inspirado no clássico, uma exposição de robótica educacional no Território dos Parceiros da Feira exibe produções de alunos de cinco Coordenadorias Regionais de Educação do Estado.

Além da Seduc, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) da capital também tem espaço na Feira. A programação do estande da Smed contempla exposições de obras escritas pelos professores da rede, oficinas e bate-papo com professores-autores e mostra de ações de incentivo à leitura.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895