Crianças lotam Acampamento Farroupilha
Escolas são recebidas com visita mediada e famílias podem aproveitar atrações gratuitas
publicidade
De segunda a sexta-feira, até o dia 22/9, o Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, é tomado por crianças e adolescentes, que, junto a escolas, visitam piquetes do evento e acompanham espetáculos e atividades da cultura do Rio Grande do Sul.
A Escola Infantil Desenvolvendo o Saber foi uma das que compareceu ontem ao Parque Harmonia para viver as experiências do Acampamento Farroupilha. A coordenadora da escola, Andreia Flehr, conta que os passeios são agenda fixa na escola há oito anos. “A gente tenta passar a eles a questão do tradicionalismo durante todo o mês de setembro”. Por isso, revela que a visita integra um projeto maior, que inclui estudos sobre a cultura tradicional gaúcha.
A Escola Desenvolvendo o Saber faz parte do projeto “Ciranda Escolar”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ação oportuniza visitas mediadas ao Acampamento. Segundo a organização, são esperadas cerca de 10 mil crianças nesta edição do projeto.
Um dos piquetes que aderiu à ação e recepcionou escolas foi o Raiz Missioneira. Entre uma apresentação e outra, as crianças almoçam por lá. Quando a chuva dá trégua, elas brincam no chão de brita das “ruas” do Acampamento. Corda, bilboquê e outros brinquedos dos tempos pré-internet são bastante valorizados.
Irete Terezinha Engler, da patronagem do Raiz Missioneira, conta que, em sua família, o apreço pelas tradições gaúchas passa de geração em geração. Recepcionar os mais novos é uma maneira de transmitir adiante esses costumes, e, quando se trata de escolas e estudantes muito afetados pelas enchentes, o ato se torna ainda mais especial, relata Irete. Ela destaca a visita da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico ao Acampamento, cujo ponto alto foi a apresentação do hino do Rio Grande do Sul em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A escola deixou cartazes e desenhos sobre a cultura gauchesca no piquete, que seguem expostos por lá.
Atrações
As inscrições ao Ciranda Escolar já se encerraram, mas escolas e famílias podem participar de outras atividades gratuitas no Acampamento. Há dois locais de apresentação: o palco Jayme Caetano Braun (homenageado dessa edição do evento) e o palco Nico Fagundes. Em cada um ocorrem várias apresentações diárias. Nos dias úteis, cerca de quatro shows tomam forma em cada palco. Neste final de semana, serão 22 atrações, entre missa, declamação de poemas, shows musicais e de dança. Além disso, existe um parque de diversões próximo à entrada da av. Edvaldo Pereira Paiva. O Acampamento Farroupilha tem entrada franca e funciona diariamente das 9h às 24h.