Desenrola Fies é prorrogado até 31 de agosto
Calamidade no RS e baixa adesão motivaram a medida

publicidade
Foi estendido, por três meses, o prazo para adesão ao "Desenrola Fies", programa federal que permite a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no país. O prazo original, que se encerraria nesta sexta-feira (31/5), foi prorrogado até 31/8.
O Comitê Gestor do Fies explica que foram dois os motivos para a ampliação da data limite: a baixa adesão e a situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. De acordo com o Comitê, apenas 22,8% das estimativas de adesão ao programa foram efetivadas. No RS, as adesões esperadas chegaram a 26,8%. “Pedidos de prorrogação foram apresentados por estudantes que perderam seus documentos e bens, devido ao alagamento de suas casas”, informou o colegiado, em nota.
O prazo do programa foi estendido, mas as regras para a negociação permanecem as mesmas: o contrato de financiamento precisa ter sido celebrado até o ano de 2017, com débito ainda vigente em 30 de junho de 2023.
Desenrola Fies
O programa do Ministério da Educação (MEC) foi lançado em novembro de 2023 e, desde então, já contemplou 283.577 estudantes. Até o último dia 15/5, haviam sido renegociados mais de R$ 12,92 bilhões em dívidas. O valor é 11,3% do saldo devedor total do programa, que chega a R$ 114,2 bilhões. Estimativa da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aponta que metade dos beneficiários do programa não conseguem arcar com as parcelas do financiamento, e acabam por ficar endividados.