Dia do Folclore mobiliza ações culturais

Dia do Folclore mobiliza ações culturais

Festivais Internacionais de danças folclóricas e arte são algumas das atividades promovidas no Estado

Ana Julia Zanotto*

Paralelo ao Festival de Nova Prata, também haverá feiras e atividades

publicidade

Celebrando a arte e as tradições, o Folclore faz parte da construção da história e da cultura dos povos. Desde 1846, o 22 de agosto assinala o Dia do Folclore no mundo. E, no Brasil, a data foi reconhecida em 1965.

No RS, variadas iniciativas valorizam o Folclore brasileiro e regional. Em Nova Prata, desde 1998, ocorre o Festival Internacional de Folclore, organizado pelo grupo Bailado Gaúcho. Esta edição, que enfatiza a temática “Carta aos Governantes dos Povos”, será realizada de 6 a 10/9; e receberá equipes folclóricas de outros países. Serão 20 grupos (10 internacionais; e 10 locais). E as equipes de Eslováquia, Bolívia, Chile, Botsuana e Paraguai irão competir no campeonato de danças folclóricas “FIDAF Brazil World Championship”. Mais informes: festivalnovaprata.com.br.

Em Passo Fundo, o Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição é promovido a cada dois anos pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Em 2022, o evento teve sua 5º edição, com apresentações de bailarinos de países da América e Europa. O Congresso é itinerante, com atividades também em Piratuba e Marau. E em Passo Fundo, as apresentações são realizadas em CTGs, teatros, shoppings, além de escolas, com palestras com diretores e especialistas.

Já em Nova Petrópolis, o Festival Internacional de Folclore movimenta a cidade desde 1973. As últimas edições tiveram mais de 70 grupos folclóricos, e a presença da Organização Internacional de Folclore e Arte Popular.

 

* Sob supervisão de Maria José Vasconcelos




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895