Com o Dia E de Mobilização para Inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) quer ampliar a participação no exame e garantir que todos os alunos aptos, especialmente os do 3° ano do Ensino Médio, se inscrevam no prazo. Ação será realizada em 2/6.
As inscrições para o Enem 2026 seguem abertas até 5 de junho. Considerado uma das principais portas de acesso ao Ensino Superior no país, o exame também possibilita participar de políticas públicas de permanência estudantil, em programas de bolsas, como o ProUni, ou de financiamento estudantil, o Fies.
Durante o Dia E, as escolas estaduais serão orientadas a promover ações de mobilização e apoio aos estudantes, conforme a realidade de cada comunidade escolar. A recomendação é que as instituições disponibilizem, sempre que possível, espaços adequados, computadores e acesso à Internet para auxiliar alunos no processo de inscrição.
- Ufrgs mantém posição em ranking das melhores universidades do mundo
- Censo Escolar e Mês do Meio Ambiente
- Agenda do Vestibular
A Seduc também orienta que os estudantes sejam acompanhados durante todo o procedimento, garantindo que a inscrição seja realizada corretamente. Entre as ações sugeridas estão a formação de equipes de apoio com professores, equipes diretivas e lideranças estudantis, além da criação de “estações de inscrição”, em espaços comuns das escolas.
Outra proposta é a realização de atividades de sensibilização, destacando a importância do Enem para os projetos de vida dos jovens e para o acesso a oportunidades acadêmicas e profissionais. Inscrições na Página do Participante.