Divulgados gabaritos das provas do Enem
capa

Divulgados gabaritos das provas do Enem

Desempenho de cada candidato só será conhecido em janeiro

Por
Correio do Povo

Candidatos que fizeram o Enem no último final de semana já podem consultar o gabarito na internet

publicidade

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último final de semana já podem consultar os gabaritos na internet. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as respostas dos cadernos de prova na manhã desta quarta-feira. Já os resultados individuais serão disponibilizados em janeiro, mediante inserção do número de inscrição ou CPF e senha do candidato.

Mais de 8,7 milhões de pessoas fizeram as provas em 1,7 mil cidades em todo o País. No entanto, mesmo com o gabarito em mãos, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram. Isso acontece porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Todos os anos, a redação é alvo de disputas na Justiça, pois as notas não são passíveis de recurso. O Inep divulga o espelho da redação para fins pedagógicos, para que o estudante saiba a nota que tirou em cada competência.

O Enem serve para ingresso em instituições federais de educação superior, e a nota da prova permite o acesso a políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras. Além disso, também valida certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio no sistema regular.