Ensino

Eduardo Leite dá início ao ano letivo na rede estadual em instituição reconstruída após a enchente

Instituto Estadual Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, recebeu investimento de R$ 1 milhão para retomada das atividades pedagógicas

Governador assinou documento que libera outros R$ 3,3 milhões para dar continuidade às melhorias no local
Governador assinou documento que libera outros R$ 3,3 milhões para dar continuidade às melhorias no local Foto : Fernanda Bassôa / Especial CP

O governador Eduardo Leite deu início às atividades do ano letivo da rede estadual de ensino em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira no Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, na cidade de São Sebastião do Caí. A escola, símbolo da resiliência e da reconstrução do RS, foi gravemente impactada ao ser atingida por três enchentes, entre novembro de 2023 a maio de 2024. A instituição, que ainda está em recuperação, recebeu investimentos na ordem de R$ 1 milhão para reformas, aquisição de mobiliário e hoje está em plenas condições de retomar as atividades pedagógicas. Nesta quinta, o governador assinou documento que libera outros R$ 3,3 milhões para dar continuidade às melhorias no educandário e proporcionar mais conforto e segurança aos 400 estudantes que são atendidos no local.

“Essa escola é muito simbólica. Eu visitei e testemunhei o sofrimento das equipes diretivas durante a inundação. Com investimento de R$ 1 milhão, a escola já está em boas condições de funcionamento. O novo recurso é destinado para fazer novos reparos, como melhorias no ginásio, nas coberturas e nas áreas comuns”, disse Eduardo Leite. Segundo o governador, mais de 400 obras escolares já foram entregues e outras 360 estão em processo de contratação ou em andamento. “Da nossa parte não faltará recurso, empenho e dedicação para, ao lado das equipes diretivas, possamos entregar estruturas dignas e adequadas que a educação merece. Estamos com orçamento dedicado e metodologia de contratação ajustada. A escola é lugar de contato, de relações sociais e de aprendizado.”

Eduardo Leite garantiu que, neste ano, a gestão está determinada em fazer a revisão da rede elétrica de todas as escolas do Rio Grande do Sul. A secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, disse que o povo gaúcho viveu um momento muito difícil, mas com força e união foi possível a recuperação. “Em menos de sete meses estamos aqui, presenciando uma escola reconstruída, em um espaço onde há esperança e confiança no futuro. Estamos iniciando o ano letivo e nunca estivemos tão preparados.”

A diretora do Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, Márcia Regina Rocha, lembrou que as salas de aula chegaram a ficar por três dias, com mais de 2,3 metros de água, durante a última enchente. “Estamos retomando as atividades com muita felicidade. A educação é a base de tudo. É o alicerce de um futuro próspero e justo, por isso é vital que a escola ofereça um ambiente seguro, acolhedor e adequado para o desenvolvimento pleno dos nossos alunos e para isso a infraestrutura precisa estar à altura dessa nova missão.” A diretora disse ainda que após o enfrentamento da enchente, hoje existe a oportunidade de mudar essa realidade. “A reforma da nossa escola não é apenas uma questão de melhorias físicas, mas de garantir que nossos alunos tenham condições necessárias para se desenvolver de forma integral.”