Educação Infantil volta às aulas em Porto Alegre

Educação Infantil volta às aulas em Porto Alegre

Espaços foram preparados seguindo o documento de Prevenção de Surtos e Cuidados Relacionados à Covid-19

Taís Teixeira

publicidade

Crianças de 0 a 5 anos e 11 meses voltaram para as salas de aula das escolas da rede de ensino municipal de Porto Alegre. Cerca de 30 mil alunos dessa faixa etária retomaram as atividades presenciais hoje, distribuídos nas 254 escolas infantis, sendo 42 próprias do município e 213 comunitárias. Os espaços foram preparados seguindo o documento de Prevenção de Surtos e Cuidados Relacionados à Covid-19, apresentado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A secretária municipal da Educação (Smed), Janaína Audino, acompanhou o retorno na Escola Municipal de Educação Infantil Doutor Walter Silber, no bairro São José. “É preciso manter os cuidados pessoais e protocolos para o bem da saúde de todos, temos certeza de que esse reencontro das crianças com a escola está sendo aguardado com ansiedade tanto pelos profissionais de educação, quanto por toda a comunidade escolar”, destacou.

Meninos e meninas chegavam entusiasmados para o reencontro com colegas e professores. A diretora da escola, Fabiana Machado, disse que o local tem 150 alunos e funciona em turno integral, atendendo crianças de 2 a 5 anos e 11 meses, no maternal, jardim A e jardim B. Ela ressaltou que os protocolos de saúde vêm sendo trabalhados com os pais desde maio do ano passado. “A importância de usar máscara, álcool gel, do distanciamento e, principalmente, de notificar a escola, caso a criança ou alguém próximo teste positivo”, explicou.

Fabiana destacou que toda equipe profissional vai usar máscara durante os turnos de trabalho, mas as crianças não são obrigadas e, por isso, são colocadas distantes umas das outras, principalmente no refeitório. O local estava decorado. Até um “coronavírus” de máscara, produzido pelos alunos, estava pendurado em uma sala de aula. “É um instrumento pedagógico para conscientização de que se deve usar máscara, pois essa é a nova realidade”, reforçou.

O motorista de aplicativo, Cedenir Alves Gonçalves, levou a neta, Valentina Prestes, de cinco anos, para o primeiro dia de aula. “Ela estava muito feliz”, enfatizou. A família também está satisfeita com o retorno da menina. “De tanto ficar em casa, uma hora nem os brinquedos ela queria mais, parecia que afetou o psicológico”, comentou o avô.

Para receber esse público, foram distribuídas 13 toneladas de alimentos a fim de disponibilizar quatro refeições diárias às mais de seis mil crianças matriculadas para o ano letivo nas escolas da rede própria. A manutenção da qualidade da merenda escolar prevê a entrega semanal de oito toneladas de alimentos nos estabelecimentos de ensino.

As escolas estão recebendo, também, novos estoques de álcool em gel para higienização das equipes de trabalho e das crianças. A prefeitura ainda autorizou a nomeação de 135 monitores para suprir a necessidade do quadro de Recursos Humanos das escolas. Na Educação Infantil, a importância destes profissionais está diretamente ligada a qualificação da ação docente e no desenvolvimento das crianças. O reinício para o Ensino Fundamental será apenas no dia 21.




Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895