A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é potencializada, por meio de sua 5ª Semana Nacional, que acontece até 9/10 no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em um grande evento, que integra 28 atividades simultâneas e vinculadas a questões educacionais e de inovação, sustentabilidade e tecnologia na indústria, o Ensino Técnico e Profissionalizante revela ações e projeta expansão, com suporte em pesquisa e conectado aos avanços da atualidade. Além de políticas públicas reafirmadas, o Festival Curicaca materializa iniciativas, através de projetos que estão em pleno desenvolvimento em instituições públicas federais de ensino no país, mas que também têm fomento, interesse e participação da indústria.
Na solenidade de abertura, ontem pela manhã, com a presença de ministros - como de Educação, Cultura e Desenvolvimento Industrial, reitores, dirigentes, representantes estudantis e parlamentares, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, explicou se tratar de uma proposta, construída nos últimos meses, com a intenção de mostrar como o Brasil tem estruturado e atuado na renovação deste caminho. “É evento que nasce de um sonho de unificar e integrar Educação e produção em inovação, ciência, tecnologia, cultura e debate sobre a indústria, num mesmo encontro”, resumiu Cappelli.
Ação Integrada
Para o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, se edifica “uma nova indústria no Brasil”. E o ministro da Educação, Camilo Santana, celebrou o lançamento do programa “Universidades Inovadoras e Sustentáveis” (box), assinalando que a EPT integra ações interministeriais e se amplia, ofertando 5 mil novas vagas, abrindo cursos mais conectados com o mundo do trabalho e construindo 104 Institutos Federais no país.
A 5ª Semana da EPT, com o tema "Juventudes que inovam, Brasil que avança" segue com a mostra de 400 projetos realizados por estudantes de 63 instituições da Rede Federal de Ensino, em edição que conta com 1.434 expositores. Promovida junto com o Festival Curicaca, a 5ª Semana Nacional de EPT (SNEPT) alia aspectos diversos, que acontecem relacionados ao setor, como palestras, debates, shows, tecnologia aplicada, arte, experiências imersivas ou oficinas.
Projetos dos Institutos
Ao percorrer os diversos estandes que divulgam trabalhos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Camilo incentivava as produções e conversava com professores e alunos. No caminho, ia sendo abordado pelo público, a maioria juventude muito entusiasmada com o que tem desenvolvido em sala de aula. Foi o caso do Pedro Polonino e colegas, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que, muito animados, não pensaram duas vezes ao parar o ministro para contar o estudo que fazem, sobre o uso de mídias sociais e tecnologias para difundir com facilidade a ciência.
Programa
- O Universidade Inovadora e Sustentável envolve um movimento de universidades que integram sustentabilidade e inovação em sua gestão, no ensino e na pesquisa
- Tem foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
- Um dos exemplos é o SIP Program, da Universidade Federal do RS, voltado à inovação sustentável para a pós-graduação