A Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, em Nova Petrópolis, promove, até 30 de abril, o projeto “Empréstimo Misterioso”. A atividade, que integra a 18ª Semana do Livro, busca despertar a curiosidade e o prazer pela leitura.
No “Empréstimo Misterioso”, os leitores recebem livros embrulhados, sem conhecer o título ou o autor, sendo desafiados a explorar novas narrativas e gêneros literários. A abordagem visa incentivar a descoberta de obras que os leitores talvez não escolhessem espontaneamente, promovendo uma experiência literária surpreendente e enriquecedora.
- Projeto debate conflito com alunos
- Livro gratuito reúne relatos de experiência de arte-educação com comunidade surda
A diretora do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis, Iasmin Schmitt, explica que foram selecionados seis gêneros literários para a atividade: poesia, fantasia, romance, literatura local, biografia e mistério. “Escolhemos obras que não são retiradas com frequência pelos leitores da biblioteca, para incentivar outras leituras, além das populares. Será como um empréstimo comum, o leitor poderá retirar até 4 obras misteriosas e depois descobrirá qual história o espera”, revela Iasmin.
Para quem não é leitor da Biblioteca e deseja participar da atividade é necessário fazer inscrição na sede, localizada na rua Tiradentes, 256, no Centro.
E em parceria com o Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, a Biblioteca realizará, também até 30 de abril, uma exposição que contará a história do escritor gaúcho Erico Verissimo.