Com aumento de 11,22%, em relação a 2024; e de 38%, comparado à 2022, o Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta semana (em 23/7), que 4.811.338 candidatos no país foram confirmados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
O ministro da Educação, Camilo Santana, revela ainda que o balanço finalizado mostra que 3.049.710 inscritos são isentos; e 1.761.628, pagantes. Além disso, 98.558 estudantes maiores de 18 anos utilizarão o exame para certificar a conclusão do Ensino Médio ou ter a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, retomada nesta edição. Para obter a certificação dos estudos, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos, em cada uma das áreas de conhecimento; e de 500 pontos, na Redação.
Sobre a novidade em 2025 – da inscrição pré-preenchida de 1.915.634 alunos concluintes do Ensino Médio da rede pública –, os dados finais indicaram que 1.390.815 candidatos (72,6%) farão o exame no Brasil. E nos estados, São Paulo (com 751.648 participantes) teve mais inscritos, seguido de Minas Gerais (464.994) e Bahia (428.019).
Rio Grande do Sul
A participação dos gaúchos no Enem 2025 registra 186.541 candidatos. E, nesta edição, dos 80.320 concluintes do Ensino Médio da rede pública no Estado, 64,99% confirmaram a participação.
Aplicação
O Inep/MEC aplicará as provas nos dias 9 e 16/11. E, de forma excepcional, em 30/11 e 7/12 em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. O motivo é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense no período da aplicação regular do exame.