Enem 2025 encerra inscrições nesta sexta-feira
Principal forma de acesso acadêmico e a programas federais, exame será aplicado em novembro

publicidade
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, cujo prazo de inscrições termina ao final do dia de hoje (6/6), já tem novidades previstas para as futuras edições. Em entrevista à Rádio Eldorado, nesta semana, o ministro da Educação, Camilo Santana, revelou que o Ministério da Educação (MEC) trabalha para adotar melhorias no Exame, como correções das provas por meio de Inteligência Artificial (IA) e desenvolvimento de uma plataforma de conteúdos do Ensino Médio para auxiliar os participantes nos estudos.
Conforme o ministro, usos e aplicações referentes à IA “não têm mais volta”. Por isso, aponta que o compromisso dos órgãos públicos é assegurar que a IA venha para contribuir na formação dos estudantes. E acrescenta que o MEC e o Conselho Nacional de Educação (CNE) vêm discutindo a implementação e a inserção das diretrizes da ferramenta nos currículos.
Sobre a plataforma, Camilo revela que será lançada gratuitamente, e contará com funções que possibilitarão aos candidatos terem um melhor preparo ao Enem. Sem divulgar uma data específica para o seu lançamento, adianta que tirar dúvidas, corrigir e fazer questionamentos são alguns dos auxílios previstos.
O Enem deste ano terá duas novidades: o retorno da possibilidade de obter o diploma de conclusão do Ensino Médio, por meio da prova, para maiores de 18 anos; e a pré-inscrição automática para estudantes do último ano do Ensino Médio da rede pública de ensino no país. Além disso, estudantes do 3° ano do Médio das escolas públicas que realizarem as duas provas recebem, na conclusão dessa etapa educacional, um benefício financeiro de R$ 200,00, através do Programa Pé-de-Meia.
Veja Também
- CNU 2025: FVG será a banca examinadora da segunda edição do “Enem dos Concursos”
- Dia Mundial expõe ações e desafios em prol do Meio Ambiente
- Ações sustentáveis e meio ambiente são destaques na UCS, Furg, UFPel e IFSul
As provas do Enem 2025 serão aplicadas em dois domingos consecutivos: nos dias 9 e 16 de novembro. Porém, haverá exceção de data para as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, em razão da realização da conferência sobre clima e sustentabilidade global, a COP30, a realizar-se neste estado.
As inscrições para o Enem devem ser feitas por todos os candidatos no exame, inclusive por quem teve aceita a isenção da taxa e quem justificou a ausência na última edição do Enem.
Detalhes
- Inscrições até 6/6, pelo site.
- Provas dias 9 e 16/11. São 4, nas áreas de Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática (totalizando 180 questões objetivas). E a Redação, que é dissertativo-argumentativa.
- Avalia o desempenho dos estudantes ao final da Educação Básica. É, hoje, a principal forma de ingresso ao Ensino Superior.
- Taxa de inscrição (R$ 85,00), a ser paga via boleto, na Página do Participante, vai até 11/6.
- Mais dados neste link.