Enem digital será apresentado na próxima semana

Enem digital será apresentado na próxima semana

Ministro Aloizio Mercadante concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira a

AE

Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira

publicidade

* Com informações da Agência Brasil

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira,  que um modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) virtual será apresentado na próxima semana. "Vamos apresentar o projeto, ainda um piloto, mas muito
inovador, que vai nos dar uma boa avaliação ao longo de 2016 de termos uma prova eletrônica", disse ele.

A substituição da prova impressa, para especialistas, é uma tendência para o Enem, o mais importante vestibular do País.

No começo do ano, o ex-ministro Cid Gomes cogitou aplicar o Enem digital para todos os candidatos já em 2015. A hipótese, porém, foi descartada e o edital fixou a possibilidade de experimentar a versão online com treineiros, opção também descartada.

O exame não precisaria ser realizado em um fim de semana. Em salas credenciadas pelo MEC, cada candidato poderia fazer uma prova diferente: são dadas perguntas mais difíceis até que ele erre e fique definido o patamar de conhecimento.

Esse modelo, dizem especialistas, é até mais preciso para medir proficiência. O MEC também já admitiu que é necessário aumentar o banco de questões.

Enem 2015

Aloizio Mercadante disse que 6,6 milhões de estudantes já acessaram o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, pouco mais de 1 milhão de alunos ainda precisam acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e confirmar participação nas provas, agendadas para neste sábado e no domingo. 

Durante coletiva de imprensa, Mercadante voltou a orientar os participantes a imprimir o cartão de confirmação, apesar do procedimento não ser obrigatório. "Dá segurança", disse. O ministro lembrou ainda que o documento de identificação que será apresentado no ato da prova deve conter foto e que a caneta a ser utilizada no exame deve ser de cor preta e material transparente.

Prova é suspensa em dois municípios de Santa Catarina em função das chuvas 

O MEC anunciou ainda o adianmeto do Enem em dois municípios de Santa Catarina - Rio do Sul, onde havia dois locais de prova, e Taió, onde o Enem seria feito em três locais. Aloísio Mercandante explicou durante a coletiva de imprensa  que a decisão foi tomada em razão das chuvas que atingem o Sul do país. "A casa desses participantes está inundada. É uma situação muito difícil", disse. "Não faz sentido expor esses estudantes a fazer provas nessas circunstâncias".

Segundo Mercadante, a medida afeta 4.542 estudantes, que farão a prova até a primeira semana de dezembro. "Eles não serão prejudicados", reforçou. A previsão da pasta é que a data de aplicação do exame, nesses dois casos, seja definida ao longo da próxima semana.

Ainda de acordo com o ministro, os alunos que vivem nos dois municípios catarinenses estão sendo avisados sobre as alterações por e-mail e SMS.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895