Enem: inscrições serão realizadas de 5 a 16 de junho

Enem: inscrições serão realizadas de 5 a 16 de junho

Provas foram mantidas nos dias 5 e 12 de novembro

Correio do Povo, com Agência Brasil

As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023

publicidade

O Ministério da Educação (MEC) estipulou novo prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem Regular 2023).

Segundo a Portaria nº 116, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, as inscrições deverão ser feitas entre os dias 5 e 16 de junho.

A data das provas, tanto para a versão impressa quanto para a digital, foi mantida nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. O gabarito será divulgado em 24 de novembro e os resultados, em 16 de janeiro de 2024.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram mantidas as datas do Enem voltado para pessoas privadas de liberdade (PPL), bem como para a reaplicação do Enem Regular, conforme previsto pela Portaria 575 de dezembro de 2022.

Assim sendo, as inscrições serão de 9 a 27 de outubro e a aplicação, nos dias 12 e 13 de dezembro. O gabarito do Enem 2023 para PPL (e para reaplicação do Enem Regular) será divulgado no dia 27 de dezembro e os resultados, em 16 de janeiro de 2024. 

Encceja 2023 será aplicado em 27 de agosto

A data de aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 também foi divulgada nesta quarta-feira. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

De 3 a 14 de abril, os participantes que faltaram às provas do Encceja 2022 poderão justificar ausência no exame. A justificativa dos inscritos que não compareceram à realização das provas do Encceja 2022 é obrigatória caso queiram se inscrever gratuitamente na edição de 2023.

O participante que não justificar sua ausência no Encceja 2022 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Os interessados em participar do exame poderão se inscrever de 22 de maio a 2 de junho. Durante o mesmo período, os atendimentos especializados deverão ser solicitados. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

Neste ano, o exame contará com novidades: a inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual; correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista; laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise; e participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895