"Enem será totalmente digital até 2026", diz Inep

"Enem será totalmente digital até 2026", diz Inep

Presidente do Instituto afirmou que a avaliação online terá o "mesmo grau de complexidade e dificuldade" da prova impressa

R7

Também foi apresentado Protocolo de Biossegurança para retorno retorno presencial às aulas

publicidade

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou nesta sexta-feira, durante sua participação na Live JR, que a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será 100% digital até 2026. De acordo com Lopes, a prova deste ano representa a primeira fase de testes do sistema e permitirá que 96 mil inscritos respondas às questões pela internet. “O jovem vai até um local de prova e vai ter um laboratório com garantia das questões de segurança”, explicou Lopes.

No próximo exame, a avaliação digital do Enem está marcada para acontecer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. de 2021. As provas impressas, por sua vez, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. O presidente do Inep garante que a prova digital não vai ser mais fácil ou mais difícil do que a impressa. "As questões são diferentes, mas têm o mesmo grau de complexidade e dificuldade", destacou aos jornalistas Celso Freitas, Cleisla Garcia e Christina Lemos.

Questionado sobre os mais de 46 milhões de brasileiros sem acesso à internet, Lopes disse que o Enem Digital é uma "forma de ajudar a induzir que as escolas implementem plataformas digitais para seus alunos". "Se a gente continuasse no papel, não haveria esse estímulo", avaliou ele. Neste ano, a redação dos autorizados a fazer o Enem Digital ainda terão que realizar a redação manuscrita. Os estudantes também poderão fazer uso do tradicional rascunho.




Férias no Ceclimar, Vagas de graduação e Doutorado Ufrgs: Confira a agenda desta sexta-feira

Programação de verão do Ceclimar e vagas abertas na Ufrgs e Uergs

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895