Energia Solar avança no ensino

Energia Solar avança no ensino

Unisinos, em São Leopoldo, conta com três plantas fotovoltaicas em operação

Correio do Povo

Projeto reduz custos e promove sustentabilidade

publicidade

Projetos que reduzem o impacto ambiental e resultam em economia de recursos têm mobilizado o ensino gaúcho. Com esse foco em sustentabilidade, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, instala, desde 2018, módulos solares em suas dependências. São três plantas fotovoltaicas já em operação. Nesse projeto, atua o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e em Engenharia Civil.

“Desde então, estamos engajados em explorar diferentes perspectivas, envolvendo grupos de pesquisa, cursos de graduação e programas de pós”, explica o professor Paulo Ricardo Pereira.

Entre 2019 e 2022, foram instalados mais de 600 módulos fotovoltaicos, com 230 kW de potência, e economia de mais de 700 MWh/ano. Atualmente, o projeto impacta diversas áreas da Unisinos, com aplicação na própria infraestrutura do campus.

Entre as metas acadêmicas, está a instalação de módulos solares no Campus Porto Alegre. “Estamos com um grupo de trabalho avaliando ações para a eficiência energética indicada a cada setor. E são também avaliados os impactos ambientais relacionados às ações de eficiência energética”, revela Paulo.

Iniciativas como estas oferecem ganhos ao meio, financeiros e aos estudantes, que se beneficiam das usinas, por meio de visitas técnicas, coleta de dados e produção científica. Neste semestre, alunos da disciplina de Análise de Sistemas de Distribuição de Energia utilizam dados das plantas fotovoltaicas para aprofundar estudos. E em colaboração com concessionárias de energia, os acadêmicos têm a oportunidade de realizar simulações em ambientes reais de sistemas elétricos, com as mesmas ferramentas adotadas pelas empresas




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895