Entidades estudantis pedem isenção da taxa do Enem para candidatos gaúchos
Ofício foi encaminhado ao ministro da educação, Camilo Santana, e ao presidente do Inep, Manuel Palácios

publicidade
Em ofício encaminhado ontem, dirigentes estudantis do país solicitaram ao Ministério da Educação (MEC) a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 para os gaúchos, que estão sendo afetados pelas recentes chuvas no Rio Grande do Sul. O documento é assinado por representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Foi encaminhado ao ministro da educação, Camilo Santana, e ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácios, justificando que são mais de 400 escolas sem aulas e milhares de estudantes desalojados e desabrigados, em situação que impactará a participação dessa população no Enem 2024, em razão da falta de recursos para pagar a taxa de inscrição.
O pedido é para que todos os estudantes do RS inscritos no Enem 2024 não paguem a inscrição, permitindo a participação no concurso e oportunizando o ingresso acadêmico. "É fundamental garantir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 para os estudantes gaúchos afetados pelas chuvas. Muitos deles já enfrentam dificuldades decorrentes da situação de calamidade e não poderão arcar com mais esse custo. Nosso objetivo é assegurar que todos os jovens, independentemente de sua condição, tenham igualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior.", destaca Jade Beatriz, presidente da Ubes.
Resultados e recursos
O Inep/MEC disponibilizou, nesta semana (em 13/5), os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024. Os interessados podem conferir, na Página do Participante, se o pedido foi aceito. E também divulgou os resultados das justificativas de ausência (isento da taxa no Enem 2023 que não compareceu aos dois dias de prova e que precisava justificar a falta para participar da edição de 2024 gratuitamente). O período para recursos, tanto para isenção quanto para justificativa de ausência, termina na sexta-feira (17/5).