Entidades estudantis pedem isenção da taxa do Enem para candidatos gaúchos

Entidades estudantis pedem isenção da taxa do Enem para candidatos gaúchos

Ofício foi encaminhado ao ministro da educação, Camilo Santana, e ao presidente do Inep, Manuel Palácios

Correio do Povo

A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal

publicidade

Em ofício encaminhado ontem, dirigentes estudantis do país solicitaram ao Ministério da Educação (MEC) a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 para os gaúchos, que estão sendo afetados pelas recentes chuvas no Rio Grande do Sul. O documento é assinado por representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Foi encaminhado ao ministro da educação, Camilo Santana, e ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácios, justificando que são mais de 400 escolas sem aulas e milhares de estudantes desalojados e desabrigados, em situação que impactará a participação dessa população no Enem 2024, em razão da falta de recursos para pagar a taxa de inscrição.

O pedido é para que todos os estudantes do RS inscritos no Enem 2024 não paguem a inscrição, permitindo a participação no concurso e oportunizando o ingresso acadêmico. "É fundamental garantir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 para os estudantes gaúchos afetados pelas chuvas. Muitos deles já enfrentam dificuldades decorrentes da situação de calamidade e não poderão arcar com mais esse custo. Nosso objetivo é assegurar que todos os jovens, independentemente de sua condição, tenham igualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior.", destaca Jade Beatriz, presidente da Ubes.

Resultados e recursos

O Inep/MEC disponibilizou, nesta semana (em 13/5), os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024. Os interessados podem conferir, na Página do Participante, se o pedido foi aceito. E também divulgou os resultados das justificativas de ausência (isento da taxa no Enem 2023 que não compareceu aos dois dias de prova e que precisava justificar a falta para participar da edição de 2024 gratuitamente). O período para recursos, tanto para isenção quanto para justificativa de ausência, termina na sexta-feira (17/5).




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895