Ensino

Escola Alberto Torres reverte decisão de fechamento de turmas

De acordo com o Cpers, a medida prevê o encerramento dos ano iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) na rede estadual de ensino

Uma caminhada, em protesto a municipalização do ensino, foi organizada pelas escolas Luiz de Azambuja Soares e Araújo Viana na tarde de ontem (14/10)
Uma caminhada, em protesto a municipalização do ensino, foi organizada pelas escolas Luiz de Azambuja Soares e Araújo Viana na tarde de ontem (14/10) Foto : Christofer Dalla Lana / Especial / CP

As escolas estaduais Luiz de Azambuja Soares e Araújo Viana promoveram ontem caminhada, em protesto pelo fechamento das turmas de 1° ano do Ensino Fundamental público em cerca de 20 escolas estaduais, em 2026. A diretora do 39° Núcleo do Cpers, Neiva Lazzarotto, revela que a medida, articulada entre as secretarias estadual e municipal de Educação de Porto Alegre, visa, progressivamente, o encerramento dos demais anos iniciais (1° ao 5° ano), municipalizando esse ensino.

Conforme a dirigente, a Escola Estadual Alberto Torres conseguiu reverter essa decisão, e manterá as turmas de 1° ano. E informou que, no final tarde de ontem, a direção do Cpers reuniu-se com a Defensoria Pública para tratar do problema.

Veja Também