Escola de Uruguaiana vence etapa estadual e disputa fase regional do Prêmio Educador Transformador

Escola de Uruguaiana vence etapa estadual e disputa fase regional do Prêmio Educador Transformador

Iniciativa que usa robótica em atividades pedagógicas disputa a categoria EJA da premiação realizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare

Fred Marcovici

Grupo de estudantes da Escola Rui Barbosa vencedora do Prêmio Educador Transformador

publicidade

Depois de ter vencido a etapa estadual do Prêmio Educador Transformador, o projeto “Tecnologia na educação, um novo olhar para as habilidades”, inscrito pela professora Renata de Albuquerque Barbat, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Rui Barbosa, de Uruguaiana, disputará a fase regional da premiação na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Realizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, a premiação reconhece projetos desenvolvidos por professores e professoras de todo o Brasil, que empreendem em educação e transformam o dia a dia dos alunos.

Nesta semana, os vencedores de cada categoria no Rio Grande do Sul disputam a etapa regional com iniciativas de Santa Catarina e do Paraná, sendo que os resultados dessa fase serão divulgados na próxima sexta-feira.

Conforme Renata, o projeto está sendo realizado desde o início de 2023, sendo aplicado nos anos finais do ensino fundamental do turno regular e na EJA.

Com o objetivo de capacitar os alunos como agentes transformadores do próprio ambiente, é utilizada uma metodologia que adota a robótica abrangendo todas as áreas do conhecimento e trazendo os conteúdos vistos em aula de forma prática e de fácil entendimento. Assim, além dos alunos aprenderem algo novo, também solucionam problemas em grupos, fazendo com que socializem e troquem experiências para a resolução das tarefas.

“Tenho confiança que o projeto possa sair campeão nacional por ser inovador. O reconhecimento pelo trabalho é algo que sempre buscamos, luto pelo projeto desde o ano passado e espero que com esse prêmio possam dar valor e expandir para outras escolas da minha cidade”, afirma a professora.

Uruguaiana também se destacou na categoria EJA da etapa estadual do Prêmio. Além de ser a cidade do projeto campeão, o terceiro lugar também foi conquistado por um projeto do município, intitulado “Será que vai chover? A compreensão da tecnologia meteorológica com auxílio da robótica educacional”, inscrito pela professora Sheila Teixeira Peres, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins.

O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa do Sebrae Nacional, Bett Brasil e Instituto Significare. Os projetos inscritos no prêmio são todos educacionais e transformadores, cujo objetivo do desenvolvimento de competências, habilidades e/ou atitudes empreendedoras possibilitam transformar o conhecimento e a experiência em resultados para o indivíduo e para a coletividade. A iniciativa nacional reconhece projetos criados entre os anos de 2021 e 2023 em sete categorias: educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais), ensino fundamental (anos finais), ensino médio, educação profissional, ensino superior e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram, ao todo, 3.460 projetos inscritos e destes saíram os três primeiros colocados. Além disso, 567 professores passaram para a etapa estadual e foram contemplados com certificados e selo digital. Na etapa regional, participam os primeiros colocados de cada categoria, sendo 189 vencedores estaduais. “É uma iniciativa democrática, pois reconhece justamente quem atua de forma inovadora e assertiva, independentemente de onde e com quais recursos. A Educação Empreendedora vem sendo pauta no ambiente escolar e disseminar boas práticas é uma das formas que mais contribuem para o reconhecimento do trabalho dos professores”, acredita a Especialista de Educação do Sebrae RS, Roselaine Monteiro Moraes.

Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site educadortransformador.com.br




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895