Escolas da rede municipal voltam a oferecer refeições para 66 mil alunos em Porto Alegre

Escolas da rede municipal voltam a oferecer refeições para 66 mil alunos em Porto Alegre

Alimentação será oferecida para estudantes dos níveis Fundamental, Médio e Educação Especial a partir de quarta-feira

Cláudio Isaías

Retomada ficou para quarta-feira devido a antecipação do feriado do Dia do Professor

publicidade

A retomada da alimentação nas escolas municipais do Ensino Fundamental e Médio e na Educação Especial de Porto Alegre será feita nesta quarta-feira e vai atender 66 mil alunos. O retorno das refeições nas instituições de ensino estava previsto para a segunda-feira, mas o calendário das escolas aprovado pela comunidade e homologado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) determinou a antecipação do Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, para o dia 13.

Por este motivo, as escolas da rede municipal de ensino não tiveram nenhum tipo de atividade nesta terça-feira como foi o caso da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental (Emeef) professor Elyseu Paglioli, no bairro Cristal, na zona Sul da Capital. A instituição de ensino atende cerca de 200 alunos com deficiência intelectual e deficiência associada, como cegueira ou transtorno do espectro autista, de 0 a 21 anos. 

Segundo a Smed, foram entregues mais de mil toneladas de alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As instituições de ensino estatais receberam para o retorno às aulas presenciais R$ 2,5 milhões como verba extra da prefeitura de Porto Alegre para a aquisição de materiais para proteção contra Covid-19. 

Um levantamento da Smed apontou que as escolas de educação infantil atenderam 11.422 crianças na primeira semana de retomada das aulas presenciais nas redes públicas municipal e comunitária. Na sexta-feira passada, compareceram 2.518 alunos nas 191 instituições de ensino e foram ofertadas 7.121 refeições. O número é 35,9% maior que o verificado na segunda-feira, 5 de outubro, primeiro dia de atendimento dos estudantes. As escolas seguem os protocolos sanitários de combate à Covid-19 previstos no decreto 20.747. Também foram autorizados a retomar as atividades presenciais o terceiro ano do Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Profissionalizante.

As escolas municipais de Porto Alegre implantaram diversas medidas para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários, como uso de álcool em gel, marcas de distanciamento, cartazes explicativos sobre o coronavírus, e espaço reduzido de pessoas nos recintos e refeitórios. Além disso,  a temperatura das pessoas é verificada na entrada das instituições de ensino. 

Calendário

13 de outubro – alimentação em todas as outras escolas, atividades de apoio (fundamental, médio e especial)
19 de outubro – retorno do ensino fundamental 1, especial e EJA (ensino municipal)
3 de novembro – retorno do ensino fundamental 2, especial e restante do ensino médio

 



Férias no Ceclimar, Vagas de graduação e Doutorado Ufrgs: Confira a agenda desta sexta-feira

Programação de verão do Ceclimar e vagas abertas na Ufrgs e Uergs

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895