O projeto Plastitroque, iniciado em 2021, mobilizou 20 escolas e a comunidade de Triunfo na arrecadação de resíduos plásticos entre os dias 2 e 6 de junho. A iniciativa premiou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafim Ávila e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Barroso por terem arrecadado, respectivamente 3.963 quilos e 1.156 quilos, com R$ 5 mil em bens por terem sido as duas instituições que mais arrecadaram resíduos durante o período do projeto.
O projeto é uma parceria da Braskem junto às comunidades do entorno de suas operações e tem como objetivo promover ações de economia circular, sendo esta a primeira edição que incluiu mais de uma escola na competição. O material arrecadado será destinado à Associação Ecológica dos Recicladores da Ponte Seca (AECO).
O evento de divulgação na manhã deste sábado (6), na Orla dos Plátanos, um tradicional ponto histórico do município, e que ganhou uma estrutura especial para a arrecadação de resíduos plásticos por parte de toda a comunidade. Ainda que a divugalção das escolas já tenha ocorrido, a confraternização segue ocorrendo até às 18h.
Além das 20 escolas da rede pública e da Orla dos Plátanos, diversos pontos comerciais, indústrias e serviços também estavam arrecadando. Até o momento, 9620kg de plástico foram coletados.
O presidente da AECO, Adecir Palmeira, reforçou a importância do projeto para associação, mas também para toda comunidade de Triunfo. “Nós trabalhamos com esse material, tiramos nosso sustento. Só que também é importante para a nossa comunidade, o nosso município, já que auxilia a ter uma vida, uma cidade mais limpa”, comentou.
O gerente de Relações Institucionais da Braskem no Estado, Daniel Fleischer, comemorou a quantidade de material recolhida apenas nesta edição, superando todas anterioes. “Superou toda e qualquer expectativa que nós tínhamos, já que nosso objetivo era chegar em 4,5 toneladas de arrecadação. Nós ultrapassamos, chegamos em 9,8 toneladas. Isso demonstra o poder de mobilização das pequenas comunidades”, destacou.
No Rio Grande do Sul, a iniciativa já mobilizou mais de 3 mil estudantes desde 2021, em ações realizadas nos municípios de Triunfo, Porto Alegre, Nova Santa Rita, Montenegro e Rio Grande. Com o fechamento desta edição em Triunfo, cerca de 30 toneladas de resíduos plásticos já foram encaminhadas para reciclagem.