Escolas estaduais ajustam rotinas no retorno letivo

Escolas estaduais ajustam rotinas no retorno letivo

Cerca de 735 mil alunos voltaram às aulas na última segunda-feira; 99% da rede estadual está funcionando presencialmente

Correio do Povo

A secretária da Educação, Raquel Teixeira (E), recepcionou alunos na Escola Álvaro Moreyra, em Canoas

publicidade

Celebração e acolhimento marcam a retomada escolar na rede pública estadual nesta semana.

Cerca de 735 mil alunos voltaram às aulas na segunda-feira (5/8), após o recesso de julho, movimentando 2.230 escolas estaduais, sendo que 32 delas estavam fechadas em razão das enchentes de abril e maio. Nesse período, ocorreram atividades pedagógicas, em forma de revezamento, híbridas ou remotas.

Um exemplo é a Escola Estadual de Ensino Médio Américo Braga, a mais antiga de Eldorado do Sul, com 73 anos de história. A instituição reabriu na segunda, recebendo seus 550 alunos com um dia de acolhida, integração, jogos e ações lúdicas.

Recursos e esforços dos governos federal e do Estado permitiram a reconstrução do terreno da escola, localizada a 100m do Lago Guaíba. Durante as cheias, o pátio ficou alagado, causando danos materiais em salas de aula, biblioteca e refeitório, além de abrir uma cratera no local.

Em Canoas, o trabalho presencial era aguardado com ansiedade na Escola de Ensino Fundamental Álvaro Moreyra, uma das mais atingidas da cidade. A volta dos 450 alunos foi celebrada com brincadeiras, pipoca, algodão doce e a participação da secretária da Educação do RS, Raquel Teixeira. Foram, ainda, entregues materiais da campanha solidária da Associação de Juízes do RS (Ajuris), que arrecadou doações para a recuperação de salas e do refeitório.

Já os servidores lotados na sede da Secretaria, em Porto Alegre, seguem em teletrabalho. As cheias danificaram e interditaram o prédio; sem previsão de conclusão das obras de reparo e retorno às atividades na sede.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895