Estudante gaúcha é destaque em Olimpíada de Astronomia

Estudante gaúcha é destaque em Olimpíada de Astronomia

Aluna do Colégio Militar conquistou três premiações no Rio de Janeiro

Correio do Povo

Aluna do Colégio Militar conquistou três premiações no Rio de Janeiro

publicidade

Uma estudante gaúcha foi grande destaque brasileiro na VII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica. Ana Paula Lopes Schuch, do 3º ano do Ensino Médio, vai completar os estudos no Colégico Militar de Porto Alegre com distinção após conquistar a medalha de ouro da competição estudantil, além de receber premiações nas provas individuais e de foguetes.

O Brasil conquistou um total de cinco medalhas. Além de Ana Paula, Gustavo Guedes Faria, Renner Leite Lucena e Vitor Gomes ganharam ouro, e Leonardo Martins ficou com prata. Gustavo teve a maior nota geral dentre os 38 participantes de oito países.

A Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica é um evento acadêmico e científico sobre astronomia e ciências afins, no qual 10 países latino-americanos se encontram para compartilhar conhecimentos, criar links de comunicação e colaboração, conhecer e trocar experiências educacionais, práticas de ensino e promover o desenvolvimento dos conhecimentos científicos em Astronomia e Astronáutica. A OLAA foi fundada em 2008 e, em 2009, o Brasil realizou sua primeira edição.

A sétima edição do evento terminou neste domingo, no Hotel Fazenda Ribeirão, localizado a 200 quilômetros do Rio de Janeiro. Se inscreveram equipes de Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, da Bolívia, Colômbia e do México. A equipe brasileira foi composta pelos cinco melhores alunos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano passado, selecionados entre 100 mil estudantes do Ensino Médio.

Essa olimpíada científica tem provas teóricas individuais e em grupos de três alunos de países diferentes. Há uma prova individual de reconhecimento do céu dentro de um planetário e uma prova de céu real envolvendo o manuseio de telescópio. Outra prova em grupo, também multinacional, desafia os estudantes a construir uma base de lançamento de foguetes, além do próprio foguete, e a simulação do lançamento. Tudo feito com garrafas Pet.

Ana Paula é uma das mais destacadas e laureadas alunas do Colégio Militar em olimpíadas científicas, sendo multimedalhista de ouro em várias competições locais e nacionais, principalmente de Matemática, Física e Astronomia. Seu Orientador é o professor Luiz Carlos Gomes, criador e orientador do Clube de Astronomia da escola que, desde o ano de 2001, já teve oito alunos selecionados para representar o Brasil em olimpíadas internacionais dessa área.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895