Estudantes de Porto Alegre viajam para os EUA para Competição Mundial de Robótica

Estudantes de Porto Alegre viajam para os EUA para Competição Mundial de Robótica

Seis alunos da Escola Municipal Heitor Villa Lobos irão participar da First League Explorer, em Houston

Paula Maia

Equipe gaúcha disputa a First League Explorer, que acontece de 19 a 22 de abril, em Houston, no Texas

publicidade

Alunos de robótica da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, localizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, embarcaram em uma incrível jornada para o Texas, nos Estados Unidos, hoje à noite. Com suas mentes afiadas e habilidades técnicas em robótica, seis jovens do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental vão representar o Brasil na prestigiada First League Explorer, que acontece de 19 a 22 de abril, em Houston. A oportunidade é o resultado do trabalho duro e dedicação à robótica educacional, e eles estão ansiosos para mostrar suas habilidades em um palco global.

Lara Hoffmann, Vitor Machado, Nathalya Gonçalves, Matheus da Rocha, Sury da Silva e Gabrielli Welter, liderados pela professora Cristiane Cabral, têm se preparado intensivamente para esse evento e vão apresentar o trabalho sobre fontes renováveis de energia sustentável.

Cristiane é professora há quase 30 anos e atua na Rede Municipal há 20 anos. Ela afirmou que está muito orgulhosa de todos e ressaltou que esse é um trabalho executado na escola há 16 anos. "Na educação somos movidos por ideal. Eu digo para eles que nos vamos apresentar o nosso melhor trabalho. Ao mesmo tempo que estamos participando de evento competitivo, estamos educando. Em todos os espaços estamos educando", finalizou.

A secretária Municipal de Educação, Sonia Rosa, afirmou que está muito emocionada e honrada em fazer parte dessa história. "O papel da Secretaria Municipal de Educação tem sido de incentivar com políticas educacionais voltadas para isso. É um trabalho efetivo e notório da diretora. É importante destacar o papel social desse projeto. É uma história que vai ficar marcada na vida deles e da Secretaria”, destacou.

O avô do aluno Matheus da Rocha, Arlindo Mença, foi acompanhar o embarque e afirmou que está orgulhoso do neto e com o coração apertado. "Eles estão mostrando que podem. Todos podem. Estão representando não só a comunidade da Vila Mapa, mas Porto Alegre, o Rio Grande do Sul e o Brasil", declarou.

O olhar de felicidade e ansiedade dos alunos Matheus Rocha e Vitor Machado, antes do embarque, era o mesmo dos outros colegas de equipe e dos familiares que foram até o Aeroporto Salgado Filho. Matheus declarou que não conseguiu dormir, mas que está na expectativa de voltar vencedor. O aluno Vitor Machado afirmou que todo o grupo vive a expectativa da competição, mas com muita felicidade.

A EMEF Heitor Villa Lobos atua fortemente em oficinas de robótica há 16 anos, com aulas que acontecem no turno inverso. A equipe que embarcou para o Texas foi classificada para o desafio internacional após ter vencido a etapa brasileira, em novembro, em Curitiba (PR). A logística para a viagem aos Estados Unidos foi viabilizada pela prefeitura, com um investimento de R$ 140 mil.

A iniciativa teve o apoio de entidades e empreendedores, como Instituto Jama, Grande Loja Maçônica do RS, Federasul, World Soluções Educacionais , Defesa Civil do Estado do RS, Colégio Militar de Brasília, Fundação John Deere e Câmara Texana / Rsx Global. Também foi realizada uma vaquinha online pelos pais e pela comunidade escolar.

First League Explorer

A First é uma ONG norte-americana fundada em 1989 com o intuito de incentivar jovens e estudantes o interesse em áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática por meio de programas reconhecidos em mais de 100 países com mais de 504 mil participantes em mais de 200 eventos.

No Brasil, ela existe desde 2004, na categoria Challenge (9 a 16 anos), hoje operada pelo SESI - Serviço Social da Indústria - Departamento Nacional. A partir de 2018, expandiu para as categorias Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos), operados pelo Educacional completo: Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Anualmente, a First lança um tema alinhado para as todas as suas competições e cada faixa etária cumpre desafios relacionados a este tema.




Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895