Estudantes encaram provas de matemática e ciências no Enem
capa

Estudantes encaram provas de matemática e ciências no Enem

Candidatos terão menos tempo para finalizar exames neste domingo

Por
Correio do Povo

Estudantes terão cinco horas para responder questões neste domingo

publicidade

Neste domingo, estudantes do país farão as provas de Matemática e Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No segundo dia de aplicação, os candidatos terão meia hora a menos do que no domingo passado (3/11) , ou seja, cinco horas para resolver todas as questões da prova. As regras do exame são as mesmas do último domingo, quando 3,9 milhões de participantes fizeram as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. O exame deve ser realizado com caneta de tinta preta e em material transparente. É proibido que aparelhos eletrônicos toquem durante as provas, mesmo dentro do porta-objeto fornecido pela organização. O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. 

O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudo Educacionais (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame, recomenda que o candidato leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso, que está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem. O gabarito oficial será divulgado dia 13/11, e os resultados individuais sairão em janeiro/2020.

Os participantes que se sentirem prejudicados por algum problema logístico ocorrido durante a realização das provas, tanto no domingo que já passou, quanto no próximo, poderão solicitar uma nova aplicação do exame. O pedido deve ser feito entre os dias 11 e 18/11, na Página do Participante. Cada caso será analisado de forma individual pela Comissão de Demandas do Instituto. Caso o pedido seja aceito, a nova prova será aplicada nos dias 10 e 11 de dezembro.