Do lazer ao entretenimento educativo, a Expointer 2025 é atrativo especial para estudantes que passeiam, visitam mostras, interagem com diversos animais ou conhecem projetos e pesquisas ligadas ao setor rural.
O evento, que acontece até domingo (7/9) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, tem entrada gratuita para crianças de até 6 anos de idade e acompanhadas dos pais/responsáveis. E há meia entrada (R$ 10,00), mediante apresentação de carteirinha de estudante.
A exposição de animais é uma das preferidas das crianças. Há variadas raças de pequeno porte, como coelhos, chinchilas, aves e pôneis. E os maiores, como touros, vacas e cavalos, igualmente despertam a curiosidade nos pavilhões da feira. Além disso, tem o parque de diversões e o comercio de alimentos, desde a agricultura familiar a produtos caseiros e industrializados. O mapa do local pode ser acessado neste link.
Na área de ensino, destacam-se a Mostra das Escolas Agrícolas e do Campo, no espaço da no espaço da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC); e a Mostra das Escolas Técnicas Agrícolas, na Casa da Associação Gaúcha de Professores de Ensino Agrícola (Agptea). E, ainda, universidades, como Feevale, Ulbra e UFSM, contam com exposições.
A professora Daiane Reichert, levando ontem na Feira turmas de 4° e 5° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Brochier, em Montenegro, explica que além de encantadora, a Expointer também rende material para a sala de aula. “Faremos roda de conversa, registros escritos, desenhos, fotografias e será produzido um relatório com os pais. Os olhos brilhando valem toda a correria”, considerou a docente.
A Escola de Montenegro esteve na Feira com cerca de 70 alunos, do 4° ao 9° ano. Para Giovana, de 10 anos, que foi pela 1ª vez na Expointer, os animais foram os maiores atrativos. E Israel, 13, aproveitou a visita para conhecer tratores e ceifadeiras. O acesso à programação completa dessa Expointer 2025 consta neste link.
*Sob orientação de Maria José Vasconcelos