Faculdade gaúcha é vice-campeã de competição interamericana de direitos humanos

Faculdade gaúcha é vice-campeã de competição interamericana de direitos humanos

Estudantes da FMP participaram do 21° Julgamento Simulado de Washington

Sirlei Pastore

Estudantes da FMP participaram do 21° Julgamento Simulado de Washington

publicidade

Pela primeira vez uma faculdade gaúcha chegou à final da Competição do Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que acontece anualmente em Washington, Estados Unidos. A equipe de estudantes da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) foi vice-campeã da competição, que ocorreu de 22 a 27 de maio.

As estudantes Ana Carolina Brittes e Fernanda Madalosso, sob a orientação da técnica Marina Rosa, participaram de cinco rodadas orais - representando o Estado - em um caso hipotético sobre indústrias extrativistas que simulou um julgamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O time da FMP enfrentou faculdades de Joinville, Curitiba, Estados Unidos e Colômbia. Mais de 100 equipes da América, Europa, Ásia e África participaram do torneio. A rodada final ocorreu na manhã desta sexta-feira contra a universidade colombiana de Sergio Arboleda, que representava as vítimas no caso hipotético. A FMP também foi premiada pelo melhor memorial de Estado em português.

O Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos é formado pela Comissão e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, órgãos da Organização dos Estados Americanos (OEA). O Brasil é um dos signatários da Convenção Americana, que determina as atribuições desses órgãos.

No Rio Grande do Sul, a Associação das Vítimas e Sobreviventes (AVTSM) do incêndio da boate Kiss de Santa Maria irá submeter o caso à apreciação do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos.



Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895