Fies abre consulta aos interessados em vagas

Fies abre consulta aos interessados em vagas

Inscrições as 75 mil novas vagas para o segundo semestre começam na terça e vão até sexta-feira

Correio do Povo

Estudantes tem até sexta-feira para concorrer as vagas de financiamento nas universidades privadas

publicidade

 As inscrições ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para estudos no segundo semestre de 2017, estão abertas apartir desta segunda-feira. No total, 75 mil novas vagas estarão disponibilizadas aos estudantes que buscarem financiamento para cursar o Ensino Superior em instituição privada no país. O prazo de inscrições é curto, vai até sexta-feira.

A partir desta segunda, no entanto, os estudantes interessados já podem consultar as instituições de Ensino e os cursos ofertados no país, na página eletrônica do Fies Seleção. A relação dos candidatos pré-selecionados para o segundo semestre de 2017 será divulgada no dia 31, na mesma data em que será aberta a lista de espera.

Pre-selecionados

Os estudantes que forem pré-selecionados para as vagas do Fies deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), entre 1 de agosto e 8 de setembro. Já a convocação dos alunos que manifestarem interesse em participar da lista de espera ocorrerá de 1/8 a 3/9. E as inscrições para as vagas remanescentes serão abertas no dia 11/9, com prazos que variam conforme a condição do aluno. Com essas 75 mil novas vagas, os contratos assinados no Fies, desde maio de 2016, deverão chegar, neste ano, a 300 mil.

Novo Fies

A partir de 2018, o Novo Fundo de Financiamento Estudantil será dividido em três modalidades. No total, o programa federal oferecerá 310 mil vagas (100 mil delas, a juros zero). Na primeira modalidade, o Fies funcionará com um fundo garantidor, com recursos da União e compartilhando com as universidades privadas o risco do financiamento; e prevê juros zero para os estudantes com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Na segunda modalidade, o Fies terá, como fonte de recursos, fundos constitucionais regionais, para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, com juros baixos e o risco de crédito com os bancos. E na terceira modalidade, o Fies terá como fontes de recursos o BNDES e os fundos regionais de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com juros baixos para alunos com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos. O risco de crédito também será dos bancos.

Requisitos

Podem se inscrever no Fies os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo uma média de notas igual ou superior a 450 pontos; e com nota superior a zero na prova de Redação.

 O candidato também precisa comprovar que tem uma renda familiar mensal bruta, per capita, de até três salários mínimos.



Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895