Com obras de melhoria iniciadas nesta semana (em 26/5), a comunidade do Colégio Estadual Protásio Alves (de 94 anos) espera ver recuperado, finalmente, o seu importante prédio em Porto Alegre. A Secretaria Estadual de Obras Públicas (SOP) vai gerenciar os trabalhos, que terão investimentos de R$ 6,8 milhões.
Instalado na esquina das avenidas Ipiranga e Erico Verissimo, o colégio será atendido em duas frentes: R$ 6,3 milhões, destinados à recuperação geral e à ampliação da escola, executadas pela Delta N Construtora e com prazo de conclusão de 18 meses; e R$ 536 mil, investidos na demolição de estruturas que darão lugar a novos espaços. Devem ocorrer em 150 dias, a cargo da Cetus Construtora.
A SOP iniciou o serviço com a recuperação da escada de acesso à escola. E, agora, fará a manutenção geral da infraestrutura do bloco principal; a construção de novos refeitório e cozinha; a restauração do ginásio; e a revitalização de muros e pátio da escola. Ao todo, serão 7,2 mil m2 de área com intervenções. E a área verde aumentará, auxiliando na absorção da chuva.
- Educação financeira em cena: Jovens de Canoas e Porto Alegre receberão projeto teatral "A Verdadeira Herança"
- Cremers elege nova Diretoria
Conforme a SOP, esses estudos são os primeiros na metodologia BIM (Building Information Modeling), com tecnologias que permitem usar modelos digitais de uma construção de modo colaborativo, otimizando tempo e custos. E a escola ainda é pioneira na identidade visual que começa a ser adotada na Rede Estadual de Ensino. Assim, os modelos desenvolvidos para o Protásio Alves já estão sendo adotados em outras escolas. São padrões que começam a ser adotados no projeto Escola+, que une novo visual e soluções ecológicas e ágeis de construção. Detalhes neste link.