Governo quer abrir mais 100 campi dos Institutos Federais

Governo quer abrir mais 100 campi dos Institutos Federais

A previsão é que a meta seja cumprida até o final do atual mandato

Correio do Povo

De acordo com o presidente Lula, o objetivo é suprir a ausência de vagas, oportunizar empregos dignos e salários justos

publicidade

O governo federal pretende inaugurar mais 100 campi dos institutos federais (IFs) no país até o final do atual mandato, em 2026. Os detalhes desse plano de expansão ainda serão definidos, mas a ampliação já é comemorada pela rede de institutos federais e por estudantes.

O anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude, em 14 de dezembro. “Vamos fazer mais 100 institutos federais neste país, para que a gente possa suprir a ausência de vagas para a juventude aprender uma profissão, ter um emprego digno e um salário justo”, afirmou Lula.

Os institutos federais são instituições especializadas em Educação Profissional e Tecnológica, oferecendo também Educação Básica e Superior. Os cursos são gratuitos; e os IFs constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008.

Atualmente, a rede federal totaliza 38 institutos federais, dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets), o Colégio Pedro II, além de contar com escolas técnicas que estão ligadas a universidades federais.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895