IFRS vai ter dez novos restaurantes estudantis e cinco novas bibliotecas
Recursos são provenientes do governo federal; início das obras está previsto para janeiro
publicidade
O Instituto Federal do RS (IFRS) tem retomada letiva com a previsão de 10 restaurantes estudantis e 5 novas bibliotecas em diferentes campi. As obras devem iniciar até janeiro de 2025.
A duração deve ser de 12 meses, com investimento total de R$ 24,5 milhões. Os recursos são provenientes do governo federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Serão contemplados com restaurantes as unidades do IFRS em: Alvorada, Canoas, Caxias, Erechim, Feliz, Osório, Ibirubá, Rio Grande, Rolante e Vacaria.
Os campi de Alvorada, Feliz, Rolante e Vacaria também terão um prédio de biblioteca; assim como a unidade Restinga.
Maristela Piedade, coordenadora da Assufrgs, entidade que congrega os técnico-administrativos do IFRS, considera que a liberação do PAC de forma mais célere é fruto da pressão da greve da educação federal, de março a junho deste ano. “Por isso, também fizemos nossa greve. Um movimento que era por recursos para as instituições federais de ensino. Restaurantes adequados reduzem a evasão dos cursos. O estudante deve estar alimentado adequadamente, com preço subsidiado e próximo do local de estudo. Isso é muito importante. Bem como bibliotecas adequadas para sua formação.”