Ensino

Inscrições no Sisu começam amanhã

MEC oferece 261.779 oportunidades em instituições de Ensino Superior no país, em Seleção Unificada em que o candidato concorre com nota do Enem

Foto : Juca Varella / Agência Brasil / CP

A partir de amanhã (17/1), os participantes do Enem 2024 já podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições devem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Nesta edição do Sisu, o Ministério da Educação (MEC) oferece 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do país. Há mais de 68 mil vagas disponíveis para o programa federal Pé-de-Meia Licenciaturas, parte do “Mais Professores para o Brasil”, novo programa, também lançado nesta semana (14/1), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana.

O MEC informa que até a abertura das inscrições, na sexta-feira, os dados da consulta podem apresentar flutuações, em razão de ajustes no sistema.

Este ano, os estados com mais vagas ofertadas no Sisu são: Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424) e Bahia (22.889). No RS, são 14.235 vagas. Além das oportunidades em graduação acadêmica, o Sisu 2025 terá, ainda, 14.521 oportunidades em cursos variados no Ensino Tecnológico. Por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, os estudantes podem conferir as vagas e os cursos oferecidos pelas IES participantes nessa edição. Para isso, é preciso clicar em “Consultar ofertas de vagas”, e usar a ferramenta de pesquisa para explorar as opções de cursos por nome, instituição e localização.

Os candidatos que realizaram o Enem 2024 e que não obtiveram zero na prova de Redação podem utilizar suas notas para concorrer às vagas que são ofertadas no Sisu 2025. É vedada a participação de quem fez o Enem 2024 na condição de treineiro (candidato que não concluiu o Ensino Médio e fez o exame para fins de autoavaliação).

Cronograma

  • Inscrição: 17 a 21/1
  • Chamada Regular: 26/1
  • Matrícula ou registro acadêmico junto a IES: 27 a 31/1
  • Manifestação de interesse na Lista de Espera: 26 a 31/1
  • Convocação dos selecionados pela Lista de Espera: 12/2 a 30/9