Inscrições para o Enem encerram daqui uma semana; veja como participar

Inscrições para o Enem encerram daqui uma semana; veja como participar

Prazo termina em 16/6, mesmo período para solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social

Correio do Povo

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país

publicidade

Nesta sexta-feira (9/6) falta, exatamente, uma semana para o fim do período de inscrições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que termina no dia 16/6. Prazos para o pagamento da taxa, atendimento especializado e tratamento por nome social são algumas das agendas previstas no cronograma do Exame, que terá as provas aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados dia 24 de novembro, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). E os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, pela Página do Participante.

Para que serve o Enem?

O Exame avalia o desempenho escolar dos estudantes que estão em fase final da Educação Básica, ou seja, alunos do último ano do Ensino Médio. Com mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Além dos programas federais, diversas Instituições de Ensino Superior públicas e privadas utilizam a nota do Enem como parâmetro para preenchimento de vagas remanescentes e até como opção adicional a vestibulares próprios. Ainda, os resultados do Exame podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o governo brasileiro. 

Como se inscrever no Enem 2023?

As inscrições são exclusivamente on-line, via Página do Participante. Para acessar o ambiente virtual, é preciso informar o número de CPF, a data de nascimento e clicar em “Iniciar a inscrição”. É importante que todos os dados sejam iguais aos cadastrados na Receita Federal.

No decorrer da inscrição, o candidato precisará disponibilizar dados como estado civil, cor/raça, nacionalidade, necessidade de recursos de acessibilidade e escolher a língua estrangeira preferencial para realização da prova (Inglês ou Espanhol).

Também será preciso informar sobre a situação atual em relação ao Ensino Médio (concluído, em andamento, previsão de conclusão) e em qual escola frequentou a etapa educacional (pública ou privada). Estes são dados que não poderão ser alterados após o término da inscrição, então cabe ressaltar que devem ser preenchidos com total atenção.

Por fim, o participante deve escolher o município de preferência para realização das provas e responder ao Questionário Socioeconômico. Aqueles que não obtiveram isenção da taxa de inscrição, também devem realizar o pagamento do boleto no valor de R$ 85,00, até o dia 21/6. 

Como solicitar atendimento especializado no Enem?

Para candidatos que necessitam de atendimento especializado é assegurada, por lei, a garantia de recursos de acessibilidade e o tratamento pelo nome social. Durante o processo de inscrição, até 16/6, o participante deve informar as necessidades. O resultado das solicitações será divulgado no dia 26/6 e o período para aplicação de recursos ocorrerá de 26 a 30/6. No dia 5/7 serão divulgados os resultados dos recursos.

No caso de adultos com privação de liberdade e para jovens em regime de medida socioeducativa de privação de liberdade haverá um edital próprio, com datas e locais diferenciados, a ser divulgado pelo Inep.

Como acessar o Edital do Enem para pessoas com deficiência visual ou auditiva?

Nesta edição, pela primeira vez, o Inep disponibilizou o Edital do Enem adaptado para pessoas com deficiência visual. O documento pode ser lido por meio do programa Dosvox, que se comunica com o usuário através de síntese de voz. 

Além disso, também já foi publicado o Edital do exame em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com vídeos que podem ser acessados no canal do Inep no YouTube. As medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que busca ampliar as oportunidades de participação na avaliação.

Como obter informações sobre horário das provas, local e regras do Enem?

Para acessar mais informações sobre o Exame, é imprescindível que o candidato leia todo o Edital do Enem 2023, publicado no início de maio. Além de apresentar as datas e os horários das provas, são informados os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações que podem eliminar o candidato.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895