Ensino

Internet gratuita em mais de 100 mil escolas públicas

Indicador Escolas Conectadas (Inec) registra forte avanço nos últimos anos

Programa visa garantir conexão estável e veloz, com redes Wi-Fi adequadas para uso dentro das salas de aula
Programa visa garantir conexão estável e veloz, com redes Wi-Fi adequadas para uso dentro das salas de aula Foto : Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasil / CP

O Brasil soma 100.720 instituições de ensino com acesso à Internet gratuita e de qualidade para uso pedagógico, dentro dos parâmetros considerados adequados pelo governo federal.

Os dados atualizados são do Indicador Escolas Conectadas (Inec), e o avanço integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), programa coordenado pelos ministérios da Educação e das Comunicações, em parceria com estados e municípios. A meta nacional é conectar todas as 138 mil escolas públicas de Educação Básica até o final de 2026.

Crescimento

O programa registra forte avanço nos últimos anos. Em 2023, 45,4% das escolas públicas brasileiras tinham acesso à Internet adequada. Em dezembro/2024, o índice subiu para 57,3%; ao final de 2025, chegou a 69,7%; e em abril/2026, alcançou 72,9%.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, diz que o resultado é fruto de grande esforço de infraestrutura, iniciado em 2023. “É momento histórico para a Educação e para a inclusão digital do Brasil. Ter mais de 100 mil escolas com acesso gratuito à Internet é realidade pela qual o governo trabalhou intensamente.” E destaca que maior conectividade ajuda a reduzir desigualdades educacionais, especialmente em regiões mais isoladas do país.

Veja Também

Uso Pedagógico

Além de levar Internet às escolas, o programa visa garantir conexão estável e veloz, com redes Wi-Fi adequadas para uso dentro das salas de aula. A proposta é ampliar o acesso a plataformas educacionais, aulas digitais, ferramentas de inovação e capacitação de professores.

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, reforça o objetivo em garantir igualdade de oportunidades aos estudantes da rede pública. E revela que o maior crescimento proporcional ocorreu na Região Norte. “A Enec articula políticas e ações para universalizar o acesso à Internet de qualidade e garantir o uso pedagógico da tecnologia em todas as escolas públicas”, explica.