Levantamento indica que somente metade das escolas têm ações antirracistas no País

Levantamento indica que somente metade das escolas têm ações antirracistas no País

Estudo divulgado pela Todos Pela Educação revela queda contínua de projetos de combate ao racismo, machismo e à homofobia

Correio do Povo

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Desde 2015, os percentuais de escolas públicas com projetos de combate ao racismo, machismo e à homofobia têm despencado no Brasil. De acordo com levantamento da ONG Todos Pela Educação, em 2021, foi registrado o menor patamar de ações escolares antirracistas: somente 50,1% das instituições de ensino promoveram iniciativas. Em 2015, o índice chegou a 75,6%. Os dados do estudo foram extraídos dos questionários do Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb), destinados a diretores e diretoras escolares, entre 2011 e 2021.

A pesquisa destaca, no entanto, que, a partir do ano de 2019, o Saeb modificou a nomenclatura do questionário que avaliava este item. Trocando o texto do enunciado de “Nesta escola, há projetos nas seguintes temáticas: Racismo” para “Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas: Relações étnico-raciais/racismo”. 

Para a analista de Políticas Educacionais da Todos Pela Educação, Daniela Mendes, os fatores que podem ter influenciado este cenário, são diversos, assim, destaca: o avanço de pautas conservadoras nos últimos anos, os impactos da pandemia de Covid-19 e a “falta de coordenação nacional” no decorrer da última gestão do Ministério da Educação (MEC).

“A Educação vai além da transferência de conteúdos técnicos para os estudantes. A escola precisa ser um espaço de acolhimento, respeito e valorização das diversidades. Melhorar a qualidade da Educação brasileira significa também promover um ensino intencionalmente antirracista e voltado para as relações étnico-raciais, além de olhar com atenção para ações de combate ao machismo e à homofobia”, avalia.

Machismo e Homofobia

  • A respeito das ações de combate ao machismo e à homofobia, também houve queda nos programas criados pelas instituições de ensino. 
  • Em 2011, quase 35% das instituições relataram ter iniciativas neste sentido. 
  • Em 2017, houve crescimento, mas com percentual que ainda não alcançou nem a metade das escolas, chegando a somente 43,7%.
  • Nos anos seguintes, o número voltou a cair, ficando em cerca de 25%, em 2021. 



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