Levantamento indica que somente metade das escolas têm ações antirracistas no País
Estudo divulgado pela Todos Pela Educação revela queda contínua de projetos de combate ao racismo, machismo e à homofobia
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Desde 2015, os percentuais de escolas públicas com projetos de combate ao racismo, machismo e à homofobia têm despencado no Brasil. De acordo com levantamento da ONG Todos Pela Educação, em 2021, foi registrado o menor patamar de ações escolares antirracistas: somente 50,1% das instituições de ensino promoveram iniciativas. Em 2015, o índice chegou a 75,6%. Os dados do estudo foram extraídos dos questionários do Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb), destinados a diretores e diretoras escolares, entre 2011 e 2021.
A pesquisa destaca, no entanto, que, a partir do ano de 2019, o Saeb modificou a nomenclatura do questionário que avaliava este item. Trocando o texto do enunciado de “Nesta escola, há projetos nas seguintes temáticas: Racismo” para “Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas: Relações étnico-raciais/racismo”.
Para a analista de Políticas Educacionais da Todos Pela Educação, Daniela Mendes, os fatores que podem ter influenciado este cenário, são diversos, assim, destaca: o avanço de pautas conservadoras nos últimos anos, os impactos da pandemia de Covid-19 e a “falta de coordenação nacional” no decorrer da última gestão do Ministério da Educação (MEC).
“A Educação vai além da transferência de conteúdos técnicos para os estudantes. A escola precisa ser um espaço de acolhimento, respeito e valorização das diversidades. Melhorar a qualidade da Educação brasileira significa também promover um ensino intencionalmente antirracista e voltado para as relações étnico-raciais, além de olhar com atenção para ações de combate ao machismo e à homofobia”, avalia.
Machismo e Homofobia
- A respeito das ações de combate ao machismo e à homofobia, também houve queda nos programas criados pelas instituições de ensino.
- Em 2011, quase 35% das instituições relataram ter iniciativas neste sentido.
- Em 2017, houve crescimento, mas com percentual que ainda não alcançou nem a metade das escolas, chegando a somente 43,7%.
- Nos anos seguintes, o número voltou a cair, ficando em cerca de 25%, em 2021.