Maioria das crianças do 2º ano tem dificuldades de leitura

Maioria das crianças do 2º ano tem dificuldades de leitura

Levantamento divulgado pela Secretaria de Educação também revela desigualdades raciais

Correio do Povo

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Na rede pública do Estado, 48% das crianças brancas do 2º ano do Ensino Fundamental são leitoras iniciantes. Entre os estudantes indígenas da mesma etapa, o índice cai para 27%. É o que revela a Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora 2024, divulgada pela Secretaria de Educação do RS na última sexta-feira (14/6). O estudo faz parte do Alfabetiza Tchê, programa de apoio à alfabetização do governo estadual.

A avaliação classificou, em três perfis de leitura, mais de 95 mil alunos do 2º ano de escolas da rede pública. O nível “pré-leitor”, subdivido em 4 categorias, equivale a um estudante que tem dificuldades com palavras isoladas, não conseguindo ler completamente; já o leitor iniciante é capaz de ler pequenas sequências, com pausas entre as sílabas; e o leitor fluente lê textos de forma natural. Os resultados apontam que 47% dos alunos estão no nível pré-leitor; 45% estão no nível intermediário, de leitor iniciante; e 8% são considerados leitores fluentes. Em comparação com o ano passado, a porcentagem de leitores iniciantes aumentou em 10 pontos percentuais, subindo de 37% para 47%.

MEC aponta piora

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) apontou recuo de 5 pontos percentuais no índice de alfabetização do RS, que variou de 68%, em 2019, para 63%, em 2023. O levantamento é feito com alunos da rede pública de ensino e considera o nível de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2° ano do Fundamental.

Atingiram o nível intermediário no 2º ano

  • 48% das crianças brancas
  • 40% das crianças pretas
  • 35% das crianças pardas
  • 27% das crianças indígenas



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