Manipulação de usuários na internet é o tema da redação do Enem 2018

Manipulação de usuários na internet é o tema da redação do Enem 2018

Em Porto Alegre, a movimentação dos estudantes foi intensa para evitar atrasos para realização dos exames

Claudio Isaías

Primeiro dia do Enem é marcado pela tranquilidade e organização de estudantes

publicidade

* Com informações da Agência Brasil 

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 é "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", conforme informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O texto deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

O texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista.  A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. Os critérios de correção da redação, com cinco competências, estão detalhados na Cartilha de Participante - Redação no Enem 2018.

As provas do Enem terminam no próximo domingo, dia 11, com a realização dos testes de Ciências da Natureza e Matemática. Os estudantes terão um tempo de cinco horas para responder as questões. Neste domingo, primeiro dia da disputa que coincidiu com o horário de verão, foram aplicadas as provas de Linguagem, Ciências Humanas e Redação em que os estudante tiveram cinco horas e meia para resolver as questões.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, no colégio Parobé, na avenida Loureiro da Silva, por volta do meio-dia a movimentação de alunos se intensificou na região porque ninguém queria chegar atrasado e perder o exame. Por volta das 13h, quando fecharam os portões duas candidatas não conseguiram entrar na instituição de ensino: uma alegou que o ônibus atrasou e a outra esqueceu o telefone celular dentro de um carro de aplicativo e decidiu abandonar o local de prova. 

Na corrida pelo ingresso na universidade, os estudantes que estavam no colégio Parobé afirmaram que estavam bem preparados para a disputa. Sandra Gonçales, moradora do bairro Teresópolis, que realizou o Enem pela primeira vez, disse que se preparou desde o começo deste ano. "Estou ansiosa para responder as questões", comentou a jovem que cursa administração de empresas em uma instituição de ensino particular e agora tenta vaga em uma universidade federal.

Já a estudante Vitória Campos, de Fortaleza e morando há três anos em Porto Alegre, disse que pretende realizar vestibular para Medicina ou Medicina Veterinária quando concluir o 3º ano do Ensino Médio. Um levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC) aponta que são 5,5 milhões de candidatos inscritos na edição de 2018, sendo 240 mil no Rio Grande do Sul.

No começo da tarde deste domingo, circulou nas redes sociais uma imagem falsa, simulando uma notícia, informando que as provas do Enem foram canceladas após suspeitas de fraudes na região Norte e Nordeste do Brasil. A imagem é #FAKE. O Inep confirmou a aplicação das provas em todas as unidades da federação no dia de hoje e no próximo domingo, 11 de novembro.

O instituto informou ainda que apenas os portais e redes sociais do Ministério da Educação e do Inep são fontes oficiais de informações sobre o Enem. As provas estão sendo aplicadas em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso. A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressos 11,5 milhões de provas.



Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895