MEC anuncia saída de Danilo Dupas da presidência do Inep

MEC anuncia saída de Danilo Dupas da presidência do Inep

Comunicado foi feito pelo ministro da Educação, Victor Godoy

Correio do Povo

Crise que atingiu o Inep levou a uma debandada de servidores, pouco dias antes do Enem 2021

publicidade

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nesta quarta-feira a saída de Danilo Dupas da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O comunicado foi feito através da conta do Twitter de Godoy. De acordo com a Pasta, Carlos Moreno será o substituto. 

 

Conforme Godoy, Moreno irá assumir o cargo que era ocupado por Dupas a partir de 1º de agosto. Ele destacou que o novo presidente do Inep já ocupou diversas funções na autarquia e conhece processos, avaliações e exames. "Atualmente, ele ocupa o cargo de Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep desde 2010, liderando importantes processos como os censos da educação", relatou o ministro. 

Durante a sua gestão à frente do Inep, Dupas chegou a ser alvo de um pedido de afastamento. A ação ocorreu depois que 37 servidores pediram exoneração alegando interferências políticas do governo na elaboração do Enem. 

Fontes ligadas ao instituto ouvidas pelo R7, na condição de anonimato, disseram que a situação dos funcionários no órgão era insustentável desde que Danilo Dupas assumiu a presidência.

Em novembro de 2021, o Estadão apurou que houve supressão de "questões sensíveis" na prova. O presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar que as perguntas do Enem teriam "a cara do governo".

Naquele mesmo mês, em comissão do Senado, Dupas falou ser "comum" a adição e a retirada de questões durante a montagem do teste. E explicou que a "cara do governo é seriedade e transparência".




Férias no Ceclimar, Vagas de graduação e Doutorado Ufrgs: Confira a agenda desta sexta-feira

Programação de verão do Ceclimar e vagas abertas na Ufrgs e Uergs

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895