MEC empossa reitora da Ufrgs

MEC empossa reitora da Ufrgs

No ato, que oficializou a reitora de outras instituições federais de ensino, foi reforçada a importância da autonomia acadêmica

Correio do Povo

publicidade

Na cerimônia de posse de 15 novos reitores de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), o Ministério da Educação (MEC) reforçou o compromisso com a autonomia acadêmica, destacando a importância do processo democrático de escolha dos dirigentes pelas respectivas comunidades acadêmicas.

A solenidade do MEC, realizada hoje por meio das secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), no auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília, está disponível no canal do MEC no YouTube.

A reitora Marcia Cristina Bernardes foi oficializada na gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). No ato, representando os três novos gestores dos Institutos Federais, a reitora Joaquina Aparecida, do IFNMG, de Minas Gerais, pontuou que o desenvolvimento dos institutos permite levar educação, ciência, tecnologia, oportunidade e esperança às diversas regiões do país, mudando destinos de muitos estudantes. E a reitora Camila Brandão, da UFMS, de Mato Grosso do Sul, representando os gestores de 12 universidades, avaliou a necessidade de as Ifes serem cada vez mais inovadoras, sustentáveis, humanas e humanizadoras, citando a importância do trabalho conjunto para assegurar que todas as pessoas tenham acesso a uma formação cidadã e responsável.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, a Educação é o alicerce do desenvolvimento social e econômico, por isso o intenso investimento para fortalecer o setor em todos os níveis. “Mais do que gestores, os servidores empossados são líderes que carregam a potencialidade de transformar as universidades, os institutos e as comunidades das quais fazem parte. Os desafios são grandes, mas, com determinação e trabalho coletivo, podemos construir um futuro melhor.”




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895