Medicina amplia vagas e cursos no interior

Medicina amplia vagas e cursos no interior

Entre 2013 e 2014, com oferta no interior é de 11.563 e 10.561 em capitais

Correio do Povo

publicidade

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre o “Mais Médicos” indicam que o programa federal permitiu uma inédita interiorização de cursos e vagas de Medicina no país. Pela primeira vez, a proporção de vagas ofertadas em municípios do interior está maior, se comparada às das capitais. Em 2012 havia 8.612 vagas em cidades do interior e nas capitais. Entre 2013 e 2014, a relação se inverteu, com oferta de 11.563 no interior e 10.561 em capitais. Para este ano, com novo edital de abertura de cursos, a previsão é atingir 16.409 vagas no interior e 10.637 nas capitais.

O novo edital de chamamento público para a seleção de municípios que vão receber cursos de Medicina em instituições particulares foi publicado em abril deste ano. O objetivo é continuar a política de expansão de vagas por meio do programa “Mais Médicos”, criado para corrigir assimetrias regionais na proporção de médicos por habitantes. Hoje, a proporção de vagas em cursos de Medicina por 10 mil habitantes está em 1,38 no Sudeste; 1,29 no Sul; 1,15 no Norte; 1,06 no Nordeste; e 1 no Centro-Oeste. A meta do programa é chegar a, no mínimo, 1,34 vagas de Medicina por 10 mil habitantes até 2017.

A fase de adesão dos municípios terminou em abril. A partir daí seguem as visitas técnicas para verificar se a rede de saúde local atende ao mínimo necessário para comportar as atividades práticas do curso de Medicina. O município precisa ter número de leitos do SUS por aluno igual ou maior que cinco; alunos por equipes de atenção básica menor ou igual a três; leitos de urgência, emergência ou pronto-socorro; adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (Pmaq); centros de atenção psicossocial; e, pelo menos, três programas de Residência Médica nas especialidades prioritárias (Medicina geral, de família e comunitária), que podem ser abertos no 1º ano do curso.

As cidades escolhidas farão parte do edital de seleção de instituições. O resultado, após as visitas e avaliações, será divulgado no início do 2º semestre/2015.



Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895