Ensino

Membros do Cpers invadem gabinete da Casa Civil, no Palácio Piratini

Governo do Estado marcou reunião com a categoria para a próxima terça, 9h

 * Com informações da repórter Cíntia Marchi

Cerca de 15 membros do  Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers) invadiram o gabinete do secretário da Casa Civil, Márcio Biolchi, no Palácio Piratini. Eles ficaram sentados no chão e em cadeiras da sala durante aproximadamente 15 minutos.  O governo do Estado acertou para a próxima terça-feira, às 9h, uma reunião com dirigentes da categoria para discutir a greve. Estarão presentes representantes da Secretaria de Fazenda, Educação da Casa Civil.

Os professores chegaram ao Palácio depois de uma caminhada que começou após a assembleia da categoria, no Gigantinho, que decidiu por início de greve em toda a rede pública estadual por tempo indeterminado.

O Cpers Sindicato exige o pagamento do piso nacional do magistério (não apenas na forma de completivo, como ocorre hoje), além do indicativo de um reajuste, já que os salários do ano passado tiveram congelamento. O sindicato ainda acusa o Estado de sucatear as escolas.

Porto Alegre tem cinco escolas ocupadas

A decisão dos professores de iniciar a greve ocorre em meio a uma onda de ocupação de escolar em Porto Alegre. Nesta sexta-feira, cinco instituições estão ocupadas por alunos. Nos Colégios Júlio de Castilhos, no bairro Santana, e Padre Reus, na Tristeza as ocupações tiveram início às 19h de quinta-feira, com encerramento previsto para as 19h desta sexta. Já nas escolas Emílio Massot, na Cidade Baixa, e Agrônomo Pedro Pereira, na Agronomia, as ocupações foram iniciadas na quarta-feira. As demandas dos estudantes são diferentes, variando de acordo com a instituição de ensino.